O carro da presidência da República já estacionou na Ilha da Tatuoca, onde está o estaleiro Atlântico Sul, em Suape, Pernambuco. O presidente Luis Inácio Lula da Silva cumpre agora o corte simbólico das chapas de aço do primeiro dos dez navios Suezmax, que serão construídos no estado, sob encomenda da Transpetro, e da plataforma P-55, encomendada pela Petrobras para o Porto de Santos.
Muitos funcionários do estaleiro, além de políticos e empresários se aglomeram no local. O presidente do estaleiro, Paulo Haddad, e o vice, Angelo Bellelis, estão lado a lado com Lula. A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, também. O evento começa com mais de uma hora de atraso.
O presidente saiu do hotel pouco antes das 9h, quando já deveria estar em Suape. Mais cedo, ainda no apartamento do hotel, Lula se reuniu com o governador Eduardo Campos e o prefeito João Paulo. A primeira-dama Renata Campos estava no lobby do hotel - assim como o ministro José Múcio Monteiro, de Relações Internacionais, e o deputado federal Inocêncio Oliveira (PL).
Nesta sexta, além de Suape, o presidente vai ao Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife. Lula participa da comemoração dos 100 anos de Josué de Castro. O presidente embarca para São Paulo no início da tarde.
Com informações de Micheline Baptista, do Diario de Pernambuco