Com a menor arrecadação parcial entre seus principais adversários na disputa pela Prefeitura de São Paulo, a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) agora aposta na internet para tentar aumentar seus fundos. Em seu site, o candidato incluiu um link em que o interessado pode enviar a colaboração para a campanha tucana.
A idéia, segundo já afirmou a coordenação da campanha tucana, é aumentar as alternativas para que o interessado possa fazer suas doações. Os tucanos dizem acreditar que criando mais formas de contribuição, é possível aumentar a quantia arrecadada entre pessoas físicas, que muitas vezes querem contribuir mas não sabem como.
No site, a campanha frisa o fato de que a única forma de doação possível é por meio de depósito identificado. A recomendação, segundo o site, é uma exigência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Já prevendo certa dificuldade para conseguir colaboradores, desde o início Alckmin diz pretender realizar uma campanha "discreta e despojada". Nas ruas, é nítida a desvantagem do tucano em relação ao número de cabos-eleitorais da petista Marta Suplicy (PT) e do atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM).
De acordo com reportagem da *Folha*, o ex-governador tem ajudado pessoalmente na parte financeira da campanha. Ele tem ligado para antigos colaboradores para tentar conseguir mais fundos.
A campanha também confirma que Sophia, a filha mais velha de Alckmin, tem enviado e-mails para seus conhecidos a fim de conseguir doações de qualquer valor.
Voluntários
Além da arrecadação via web, os tucanos também tem apostado na adesão voluntária de cabos-eleitorais.
Segundo afirmou nesta quinta-feira, 320 pessoas já se prontificaram a participar voluntariamente de um "mutirão" que o candidato pretende realizar na zona lesta no fim de semana.
A idéia, segundo Alckmin, é bater de porta em porta para pedir votos. A estratégia é parecida com a usada por Marta e Kassab. A diferença, no entanto, é que no caso dos dois as visitas são feitas por cabos-eleitorais pagos.