O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta terça-feira (19/08) que a Casa tem outras prioridades antes de votar a proposta de reforma política, que o governo deve encaminhar ao Congresso Nacional em outubro. Segundo Chinaglia, as prioridades são as propostas de emenda Constituição que tratam da reforma tributária e de mudanças no rito de tramitação de medidas provisórias.
Chinaglia afirmou que, embora a reforma política seja importante, é preciso lembrar que, no primeiro semestre do ano passado, alguns de seus itens foram votados pela Câmara. O deputado destacou ainda que será necessário ouvir os líderes partidários para verificar se há espaço para a votação da reforma política.
O presidente da Câmara disse também que, de acordo com o andamento das votações nesta semana, poderá dispensar os deputados de votações na próxima. Ele adiantou, porém, que em setembro pretende realizar votações pelo menos na primeira semana, podendo ainda convocar sessões nas semanas seguintes.
Dos 20 projetos selecionados na semana passada para serem votados no período pré-eleitoral, a Câmara já aprovou dez. Os dez que faltam estarão na pauta das duas sessões convocada para amanhã (20). Chinaglia pretende concluir a votação dessas matérias para dispensar as votações previstas para a última semana deste mês, de modo que os deputados possam ficar em suas bases eleitorais para a campanha municipal.