A ex-senadora Heloísa Helena, presidente nacional do PSOL, participará do programa eleitoral do deputado federal candidato Ivan Valente, da mesma legenda, que disputa a vaga de prefeito de São Paulo. A propaganda eleitoral gratuita veiculada na televisão e no rádio começa nesta terça-feira (19) e vai até o dia 2 de outubro.
Segundo Valente, que participou de um ato político contra o financiamento privado de campanha nesta segunda-feira (18/08), tanto Heloísa Helena quanto o economista economista Plínio de Arruda Sampaio --que foi candidato ao governo do estado pelo PSOL nas últimas eleições-- devem participar de seu programa.
"Nosso programa é feito por militantes políticos, trabalhando em cima de temas políticos muito caros à população. Mas nós vamos contar sim com a presença da ex-senadora Heloísa Helena, que é a presidente nacional do partido, e do companheiro Plínio de Arruda Sampaio, [...], e de outras figuras de movimentos sociais e populares. Porque é do nosso interesse divulgar e mostrar que nós temos lastro com os movimentos populares", afirmou o candidato.
Segundo a assessoria de Heloísa Helena, a ex-senadora já gravou sua participação no programa do deputado, que terá cerca de 1 minuto para apresentar suas propostas. Ainda de acordo com sua assessoria, Heloísa gravou apenas uma participação padrão --onde surge pedindo votos para Valente-- que poderá ser repetida ao longo das semanas.
Candidata à presidência da República nas últimas eleições, Heloísa Helena concorre à uma vaga na Câmara Municipal de Maceió (AL). Com a disputa, a candidata símbolo do partido não deverá participar com freqüência das campanhas de rua dos outros candidatos a prefeito nas capitais. No entanto, ela deverá surgir em alguns programas eleitorais, como os dos candidatos Chico Alencar (RJ), José Nery (PA) e Luciana Genro (RS).
Alguns dos demais candidatos à Prefeitura de São Paulo também deverão contar com a presença de "caciques" de seus partidos nos programas. É o caso do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que contará com mensagem do governador tucano José Serra o elogiando e da participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que também deverá utilizar a imagem de Serra gravada ao longo de eventos realizados com a prefeitura; e da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que terá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como seu principal cabo eleitoral.
Durante visita realizada hoje ao teatro Cultura Artística, Kassab evitou comentar a participação do governador na campanha de seu adversário e afirmou desconhecer o "formato" do seu programa. "Eu fiz as minhas gravações, e a coordenação do programa, a sua estruturação, está aos cuidados da comunicação da campanha. Portanto, eu ainda não tenho o formato da campanha", afirmou. *Reforma política* Hoje, o candidato do PSOL e militantes da legenda realizaram um ato no centro de São Paulo contra o financiamento privado das campanhas políticas. Para Ivan Valente, a doação financeira de empreiteiras, construtora, bancos e grandes empresas aos candidatos compromete o mandato daquele que for eleito. "Essa é a raiz da corrupção", disse. Durante o ato, um grupo de militantes fantasiaram-se de candidatos com uma corrente amarrada aos seus pescoços, representando o "comprometimento" com seus financiadores. Valente afirmou ainda que sua campanha se comprometeu a não receber "nenhum centavo" de pessoas jurídicas.
"Nós não vamos aceitar financiamento privado de empresas, de pessoas jurídicas. Isso significa que teremos total independência política para executar um programa para a cidade", conclui Valente.