O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, encaminhou no início da noite de hoje (15) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o documento que formaliza o pedido do envio de tropas federais capital fluminense para garantir a segurança nas eleições municipais. O governo do estado quer neutralizar a ação de milícias e de traficantes que dominam comunidades e permitem apenas aos candidatos simpáticos a eles fazer campanha livremente nestes locais.
No documento, Cabral afirma que é favorável a qualquer medida que tenha por fim dar maior segurança aos habitantes, em especial ao eleitor, aos candidatos e imprensa, para que o processo eleitoral transcorra em um ambiente de tranqüilidade e garantia de plena liberdade do exercício da cidadania e o do direito informação.
O governador destacou ainda precisar de ajuda para conter a criminalidade no estado. A vinda de forças federais se soma ao esforço do nosso governo no combate criminalidade e na garantia da segurança da população do estado do Rio de Janeiro, afirma Cabral.
Segundo informou o TSE, o presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, pretende mapear as áreas mais frágeis do Rio de Janeiro com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral, do Ministério Público e da Polícia Federal no estado, além da Secretaria de Segurança estadual.
Na próxima semana, Britto deve se reunir com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para discutir o planejamento desse mapeamento, além de acertar com o Ministério da Defesa o envio do contingente das Forças Armadas.