O juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal em São Paulo, presta depoimento nesta terça-feira (12/08), a partir das 14h30m, na Comissão Parlamentar (CPI) das Escutas Clandestinas, na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira (13/08), a CPI vai ouvir o banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity. Dantas entrou com pedido de habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF para não ser obrigado a responder a todas s perguntas formuladas pelos deputados.
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) informou que vai apresentar nesta terça-feira à CPI requerimento para que seja convocado o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Paulo Lacerda, para prestar esclarecimentos sobre o suposto monitoramento eletrônico do gabinete de um assessor do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, publicado na revista Veja.
Fruet disse também que quer saber de Lacerda detalhes do envolvimento de agentes da Abin na Operação Satiagraha, uma vez que em depoimento dado comissão, na semana passada, o delegado Protógenes Queiroz revelou a participação de agentes do órgão na operação.
Amanhã, depois do depoimento, a CPI vai votar alguns requerimentos. Entre eles, estão o do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), que pede ao juiz Fausto De Sanctis informações sobre a Operação Satiagraha, bem como documentos relacionados s informações.
Também estão na pauta para votação requerimentos do relator da comissão, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA). Um deles propõe que seja solicitada a quebra do sigilo da Operação Chacal e outro requer que seja encaminhado ao juiz De Sanctis pedido de quebra de sigilo das informações da Operação Satiagraha.