A bancada do PT na Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo) vai apresentar nesta terça-feira (6/08) aos deputados estaduais 146 contratos firmados entre o governo do Estado e a multinacional alemã Siemens.
O PT informou que, de acordo com investigações em curso na Alemanha, a Siemens teria gasto 1,3 bilhão de euros em transações suspeitas, ocorridas entre 2000 e 2006.No Brasil, segundo o partido, os contratos, alguns realizados em consórcio com a Alstom, tiveram um custo total de R$ 2,75 bilhões, de 1990 a 2008.
A multinacional francesa Alstom é acusada de pagar propina a tucanos para obter vantagens em contratos, inclusive com a Eletropaulo. Segundo a legenda, o levantamento foi realizado com base em dados oficiais do governo do Estado e do TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Outro lado
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Siemens informou que desconhece qualquer irregularidade nos contratos. "Todos são feitos de acordo com a legislação, seguindo rigorosos procedimentos jurídicos, acompanhados por auditorias de órgãos competentes." A reportagem entrou em contato com o governo do Estado para comentar o assunto, mas ainda não obteve resposta.