O superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro, Valdinho Jacinto Caetano, afirmou nesta terça-feira que a corporação está à disposição permanentemente da Justiça Eleitoral. Caetano disse ainda que a segurança nas eleições é a maior operação realizada pela PF no Rio durante o ano.
"A expectativa do superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro é a melhor possível. A Polícia Federal está à disposição da Justiça Eleitoral permanentemente", disse Caetano.
Ele participa de reunião no prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) para discutir com autoridades das forças públicas do Rio a adoção ou não da Força de Segurança Nacional para garantir a segurança de candidatos nas eleições na capital fluminense. Para o superintendente, "a eleição é a maior operação que a PF faz durante o ano".
Além de Caetano, participam do encontro a representante de Assuntos Institucionais da PF, delegada Izabel Feijó, o chefe da Polícia Civil, Gilberto Ribeiro, o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, Antonio Carlos Soarez David, e o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que chegou meia hora atraso no local.
Cabral
Nesta terça-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou que espera que o TRE faça o pedido ao governo federal para uma possível intervenção da Força Nacional na segurança de candidatos durante a campanha eleitoral. "Dentro do rito democrático, a maior autoridade é o TRE. [..] Ele é a instituição que merece, neste momento, ter a condução do processo, não o governo do Estado", disse o peemedebista.