O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Previdência, José Pimentel, discutiram nesta quarta-feira (16/7) o cumprimento de um acordo que prevê a antecipação do pagamento de até 50% do 13º salário para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo informação da assessoria de imprensa do Ministério da Previdência, nos próximos dias, o presidente deverá assinar decreto autorizando a antecipação do pagamento.
A primeira parcela do abono será paga na folha de agosto, depositada nas contas dos aposentados entre os cinco últimos dias úteis de agosto e os cinco primeiros dias úteis de setembro. Essa é a terceira vez que parte do pagamento do 13º salário é antecipada. A medida é resultado de acordo firmado com as entidades representativas do aposentados, que prevê a antecipação até 2010.
Para que se efetive o pagamento, é necessário que, a cada ano, o presidente da República assine um decreto de autorização. A estimativa do Ministério da Previdência é que a medida resulte na injeção de cerca de R$ 6,9 bilhões na economia.