A CPI das Escutas Telefônicas na Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (16/07) a convocação do banqueiro Daniel Dantas. O objetivo da comissão é apurar as denúncias de que Dantas utilizou grampos telefônicos ilegais para monitorar integrantes do governo durante a disputa judicial pelo controle acionário da Brasil Telecom.
No primeiro momento, a CPI não vai se debruças sobre as acusações de que o banqueiro teria comandado uma ampla quadrilha acusada de corrupção, crimes financeiros, remessa ilegal de recursos, desvendado pelo Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
;O foco são as escutas abusivas ou criminosas;, sintetizou o presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ). No total foram aprovados oito requerimentos, entre eles o que pede a convocação do delegado da PF Protógenes Queiroz e do juiz federal Fausto Martins de Sanctis.
Apesar de ambos estarem ligados nesta última ação da Polícia Federal, eles também foram convocados para tratar somente dos grampos ilegais. ;Convocamos o Protógenes para declarar se no curso da Operação há indícios ou provas de uma prática atribuída ao grupo de Daniel Dantas, que é a interceptação de escutas indevidas ou criminosas;, disse Itagiba.
Agora, a CPI entra em recesso parlamentar a partir do dia 18 de julho e só volta a deliberar em agosto.