Suspeito de vazamento de informações da Operação Satiagraha, da PolÃcia Federal, o chefe de gabinete do presidente da República, Gilberto Carvalho negou nesta segunda-feira (14/7) o envolvimento com o escândalo. Carvalho retornou nesta manhã de férias, nas quais viajou para Goiás Velho e Pirenópolis (interior goiano). O assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar "tranqüilo" apesar das informações divulgadas a seu respeito.
"Eu estou tranqüilo e vocês podem ficar tranqüilos também", afirmou Carvalho. "Vou divulgar uma nota;. Carvalho prepara uma nota oficial à imprensa que pretende divulgar no final da tarde. Segundo o chefe de gabinete, não anteciparia os detalhes do documento porque o tem a dizer será colocado na nota.
Na última sexta-feira (11), havia notÃcias que associavam o chefe de gabinete do presidente Lula ao vazamento de informações sobre a operação da PF para o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) ; referentes à s investigações da Operação Satiagraha que envolviam o ex-banqueiro Daniel Dantas.
De acordo com a reportagem, Greenhalgh e Carvalho teriam conversado por telefone. No diálogo o ex-deputado teria pedido detalhes sobre as investigações a Carvalho, que teria prometido buscar os dados.
O vice-presidente da República, José Alencar, saiu em defesa de Carvalho, informando que ele era um "homem de bem". "O Gilberto é uma das pessoas raras do ponto de vista do comportamento: como chefe de famÃlia, cidadão e homem público", disse Alencar.