Como parte das comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o presidente Lula e o ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, reúnem-se nesta terça-feira, em São Paulo, com os presidentes das maiores empresas do País para debater uma agenda dos direitos humanos na gestão empresarial e na cadeia produtiva. O encontro é promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e pelo Instituto Ethos.
;Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil para dar consistência ao debate sobre responsabilidade social e promoção dos direitos humanos dentro das empresas;, afirma o ministro Vannuchi, por meio de sua assessoria.
Serão discutidos cinco eixos principais: acessibilidade e empregabilidade de pessoas portadoras de deficiência; apoio a políticas voltadas para crianças, adolescentes e jovens; promoção da eqüidade de gênero; da eqüidade racial; e a erradicação do trabalho escravo.
Entre os presidentes de empresas confirmados estão: Roberto Setúbal (Banco Itaú), Roger Agnelli (Vale), Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Jorge Gerdau (Grupo Gerdau), Ivan Zurita (Nestlé), José Luciano Duarte Penido (Votorantin), Hector Nuñes (Wal-Mart), Antônio Carlos Valente (Telefônica) e Marcelo T. Martins (Cargill).
Estarão presentes no evento os ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil, Miguel Jorge, da Indústria e Comércio, Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego, Fernando Haddad, da Educação, Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Representando o Instituto Ethos, participam Ricardo Young, presidente, e Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo.
A plenária geral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acontece pela manhã, seguida de almoço e palestras de Luciano Coutinho (presidente do BNDES) e de Raimundo Magliano (presidente do Instituto Bovespa). À tarde, ministros e presidentes das empresas participam de cinco mesas de debates sobre cada um dos temas propostos. Ao final do encontro, as empresas vão assumir compromissos de curto, médio e longo prazo para melhorar os indicadores em cada um dos temas abordados.
Da Agência O Globo