O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Marco Antonio Martin Vargas, multou a líder da bancada do PDT na Câmara Municipal de São Paulo, Myryam Athie, por propaganda eleitoral antecipada. O valor é de R$ 21.282. A representação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Segundo o MPE, Myryam Athie distribuiu calendário de 2008 e panos de prato com seu nome e os dizeres "Nossos laços são para valer". Martin Vargas ressaltou na sentença que o "material divulgado indica identificação com a vereadora, que utiliza há algum tempo a figura de um laço como sua logomarca".
Para o juiz, a prática revelou a intenção da vereadora de divulgar seu nome para as eleições de outubro. "É justamente no contexto do material utilizado (calendário e pano de prato), com mensagens e logomarca caracterizadoras de identificação da imagem da representada que se evidencia a comunicação subliminar de que a mencionada vereadora pretende captar simpatia e votos do eleitorado antes mesmo que outros possam apresentar-se como candidatos ao mesmo cargo", afirmou o juiz. A reportagem telefonou para o gabinete da vereadora no início da noite desta quarta-feira, mas ninguém atendeu as ligações.