O relator da CPI mista dos Cartões, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), apresentou nesta terça-feira (03/06) seu relatório final após três meses de investigações. O documento centra o foco no aperfeiçoamento no uso do cartão corporativo.
Sérgio não pede indiciamentos, mas aponta irregularidades que, segundo ele, teriam sido cometidas por cinco ministros do governo de Fernando Henrique Cardoso: Paulo Renato Souza, Martus Tavares, Pimenta da Veiga, Francisco Weffort e Raul Jungmann. O relatório diz que eles devem ressarcir aos cofres públicos o que foi gasto de maneira indevida.
Luiz Sérgio cita também três ministros do governo Lula envolvidos em denúncias de mau uso do cartão. São eles: Matilde Ribeiro, que deixou a pasta de Igualdade Racial, Orlando Silva, dos Esportes, e Altemir Gregolin, da Pesca. Mas o relator poupa os três. Alega que cometeram equÃvocos administrativos.
O deputado pede para que seja criada uma regra de diárias para ministros, além de sugerir o aumento do rigor nos saques com os cartões corporativos.
A votação desse relatório está marcada para a próxima quinta-feira. Depois de apresentar relatórios evasivos na semana passada, a oposição promete agora entregar na quinta-feira conclusões paralelas às do relator, Luiz Sérgio. Dessa vez, DEM e PSDB dizem que pedirão o indiciamento de ministros do governo Lula, algo que ficou de fora do material divulgado na semana passada.
Maioria na CPI, a base do governo deve barrar o que a oposição apresentar para aprovar o relatório final de Luiz Sérgio.