O ex-prefeito de Mariana, em Minas Gerais, João Ramos Filho, do PTB, foi assassinado nesta quinta-feira (15/05) com quatro tiros. O crime aconteceu durante esta madrugada no posto de gasolina de propriedade do ex-prefeito, próximo a rodovia MG-262, que liga Mariana a Ponte Nova.
A Prefeitura de Mariana, por meio de nota, declarou luto pela morte de Ramos Filho. Até o final da tarde de sábado, as bandeiras que ficam em frente ao prédio da administração municipal e de outras unidades administrativas deverão ser hasteadas a meio mastro. João Ramos Filho, 78 anos, foi prefeito da cidade por três vezes, nos períodos de 1973 a 1976, 1983 a 1988 e de 1993 a 1996, segundo a prefeitura.
Uma equipe da Divisão de Crimes Contra a Vida, da Polícia Civil, foi deslocada de Belo Horizonte para ajudar a esclarecer o assassinato. A polícia informou que investigará todas as hipóteses para o crime, inclusive se ele foi cometido por motivação política. O ex-prefeito tinha cerca de R$ 1,6 mil no bolso, que não foram levados. Os criminosos teriam roubado a bolsa de uma funcionária. Ramos era pré-candidato oposicionista na próxima eleição municipal.
Segundo a polícia, dois homens em uma motocicleta se aproximaram do carro da vítima, quebraram o vidro do motorista e efetuaram disparos. Dois tiros acertaram o peito do ex-prefeito, que morreu no local. Uma funcionária do posto estava no carro, mas não foi ferida. Os suspeitos fugiram e, até o final da tarde, não haviam sido identificados.