O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na manhã desta quarta-feira(14/05) com Jorge Viana, ex-governador do Acre. Viana deverá ser escolhido como o substituto de Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente. Na conversa, devem estar presentes os ministros Tarso Genro (Justiça) e Dilma Rousseff (Casa Civil). A Folha Online apurou que ainda hoje deve ser divulgado o nome do novo titular do Meio Ambiente.
A reportagem apurou que Viana viajou de Rio Branco (AC) para Brasília na madrugada de hoje. O encontro dele com Lula é acompanhado também pelo senador Tião Viana (PT-AC), que é irmão do ex-governadores.
Nesta terça-feira (13/05), o presidente falou por telefone com o ex-governador, sondando-o sobre a possibilidade de integrar o ministério.
Para setores históricos do PT, a indicação de Viana satisfaz aqueles que defendem as causas ambientais e também a valorização da Amazônia. É que como ex-governador do Acre --um dos nove Estados da Amazônia Legal --ele é apontado como autoridade que conhece os problemas reais da região.
Na manhã desta quarta-feira, Carlos Minc (PT-RJ), secretário estadual de Meio Ambiente do Rio, negou a possibilidade de substituir Marina Silva. Segundo Minc, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), teria orientado-o a recusar um eventual convite -- uma vez que houve apenas uma sondagem e não uma abordagem direta.
Marina Silva pediu demissão do cargo nesta terça-feira por meio de uma carta enviada a Lula. A atitude da ex-ministra desagradou o presidente que considerou a forma inadequada, pois teria ocorrido um excesso de divulgação.