O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, afirmou que a aliança PSDB e PT para a Prefeitura de Belo Horizonte tem o aval do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. ;Ele disse que não vê dificuldade alguma para concretizar esse entendimento, mas registrou que essa condução deve ser feita pelos partidos políticos. Eu tenho a mesma posição;, disse o governador, depois do encontro com o presidente no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira.
Aécio Neves disse ainda que a parceria entre os dois partidos independe do cenário que será montado para as eleições de 2010, visto tratar-se apenas de uma questão regional.
;Essa aliança tem uma relação local com Belo Horizonte, Querer transportar para 2010 essa situação é um equivoco. Cada município constrói as suas alianças em razão da sua realidade;, opinou.
Apesar da defesa sobre as diferenças entre os cenários políticos, Aécio acenou para a possibilidade de haver um futuro entendimento entre tucanos e petistas também nas disputas em nível nacional. ;Tenho confiança de que as incompreensões serão superadas e nós vamos fazer uma grande convergência em Belo Horizonte. Quem sabe um dia essa convergência possa sinalizar para uma nova construção política para o Brasil;, avaliou o governador.
Marina Silva
Na saída do Palácio, o governador de Minas afirmou que o presidente Lula lamentou o pedido de demissão da ministra do meio ambiente Marina Silva. Segundo ele, ao comentar o caso, Lula afirmou que perdera uma grande auxiliar. "O presidente lamenta a perda. O sentimento dele é de lamento até pela relação pessoal que ele registrou ter com a ministra."
De acordo com o governador, Lula não comentou se já tem em mente possíveis nomes para substituir a ministra e avaliou: "Não é simples escolher um substituto, principalmente pela importância que a questão ambiental tomou nos tempos de hoje;.
Outro tema tratado na reunião entre o governador e o presidente Lula foi a consolidação da primeira parceria público-privada em Minas Gerais. De acordo com Aécio Neves, o investimento deve ser destinado à melhoria do sistema de metrô do estado, possibilitando que o deficitário sistema passe a atender com qualidade mais de um milhão de usuários. Segundo ele, o acordo de cooperação deve ser assinado nos próximos meses.