O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou nesta quinta-feira o desempenho da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que depôs ontem na Comissão de Infra-Estrutura do Senado. O elogio de Lula foi feito publicamente durante solenidade de lançamento do PAS (Plano Amazônia Sustentável), na qual estavam presentes ministros, sete governadores e parlamentares, no Palácio do Planalto.
"O que é importante no nosso governo é que a gente não tem medo de debate. Quero lhe parabenizar, Dilma, por sua participação ontem no Senado. Certamente você foi motivo de orgulho para quem junto com você participa do governo e para o povo brasileiro", afirmou o presidente, na cerimônia, sendo aplaudido pelos presentes.
Dilma reagiu ao comentário de Lula com um sorriso, antes ela havia recebido elogios do colega e ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), que foi o primeiro a discursar na solenidade.
Lula elogiou ainda o comportamento dos parlamentares durante o depoimento de Dilma. Ele não citou a polêmica intervenção do líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).
"Quero ressaltar aqui, para fazer justiça, o comportamento democrático do Senado. As pessoas fizeram as perguntas que tinham que fazer. Acho que as pessoas foram civilizadas ao perguntar no debate", afirmou o presidente.
Segundo Lula, na democracia há liberdade para diferentes pontos de vista, mesmo que alguns sejam questionáveis. "Muitas vezes quem está assistindo não gosta, mas o que é a democracia senão esse exercício constante e diário de debates, de discussões e eu quero dizer que fiquei bem impressionado com o grau democrático que o Senado fez ontem com você", disse o presidente.
O presidente afirmou ainda que a disposição do governo é estimular o debate e participar de discussões. "Se todos forem tratados assim [como foi ontem no Senado], que tenha mais debate porque acho que será bom para a sociedade brasileira", disse.