A presidente da CPI mista dos Cartões, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), disse nesta quinta-feira que informou ao relator da comissão, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), que manterá nas mãos da oposição as duas principais sub-relatorias de trabalhos: a de sistematização e a de fiscalização e controle.
A senadora e o deputado reuniram-se pela manhã. Luiz Sérgio insistiu no argumento de que a base do governo precisa assumir uma dessas duas vagas. O petista reclamou da postura de Marisa em deixar com a ala governista as sub-relatorias de controle de auditoria e aperfeiçoamento legislativo, consideradas irrelevantes no Congresso. Foram indicados para esses postos o senador Gim Argello (PTB-DF) e o deputado Maurício Quintela (PR-AL), respectivamente.
Apesar dos apelos governistas, a presidente da CPI não cedeu. No encontro desta quinta, ficou decidido que não haverá mudanças. A expectativa é que Luiz Sérgio, responsável pelo relatório final dos trabalhos, ignore as recomendações dos sub-relatores da oposição, no caso os deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Índio da Costa (DEM-RJ).
Cientes disso, tucanos e democratas preparam um relatório paralelo para ser divulgado no dia 27 de maio, mesma data programada por Luiz Sérgio para apresentar sua conclusão final. Maioria na CPI, a base governista deve aprovar o documento do petista na primeira semana de junho, confirmando as expectativas dessa comissão.