O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, durante evento das Nações Unidas em Gana, na África, que a vitória do ex-bispo católico Fernando Lugo nas eleições do Paraguai representa vitória da democracia.
"O que ganhou, na verdade, no Paraguai? A democracia. A democracia ganhou e o Paraguai, certamente, vai consolidar cada vez mais o seu processo democrático. É importante lembrar que no Paraguai você tinha partido que governava há 60 ou 70 anos. Houve um câmbio, e esse câmbio, se foi vontade do povo, merece todo o meu respeito", afirmou o presidente brasileiro.
Lula disse ainda que mandou um telegrama para parabenizar o paraguaio. Ele considerou "importante" o resultado. "Achei importante. (...) Veja, primeiro nós temos que valorizar as pessoas que são eleitas com o resultado da democracia. O Lugo pelejou faz tempo, batalhou muito tempo. Ele venceu uma eleição muito disputada, reconhecida já por todos os outros candidatos. Eu acho que todo mundo já reconheceu, os organismos internacionais que estavam fiscalizando concordaram com a lisura da eleição."
Itaipu
Questionado sobre a represa de Itaipu, Lula disse que o tratado será mantido. "Nós temos um tratado, e o tratado vai se manter", afirmou.
No Paraguai, Lugo disse vai renegociar a maneira como o Paraguai vende a energia elétrica da represa binacional de Itaipu ao Brasil para estipular "um preço de mercado". O presidente brasileiro afirmou que não comentaria as declarações.