Gilberto Evangelista - Especial para o Correio
postado em 14/01/2019 10:18
Instalações modernas, confortáveis e com equipamentos de ponta que propiciam o melhor uso dos recursos tecnológicos no processo da aprendizagem. Um corpo docente altamente especializado e que trabalha com um currículo de matérias relevantes, além de material didático conectado com a realidade de um mundo globalizado. Essas podem ser as ideias que muita gente faz, quando se fala em ensino de qualidade para os seus filhos. No entanto, o Colégio Mackenzie vai muito além disso ao optar em ser uma escola onde as vivências qualitativas de seus estudantes são tão ou até mesmo mais importantes que o ensino sistemático e tradicional, que busca resultados expressos em um boletim repleto de notas máximas.
Se equidade, pluralidade, respeito, empatia e resiliência são preceitos estabelecidos e exigidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - e que deverão ser priorizados quando o conjunto de normas entrar em vigor no país até 2020 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, e 2021 para o Ensino Médio - na escola presbiteriana, que tem quase quase um século e meio de atuação no Brasil e mais de duas décadas de história em Brasília, esses valores já fazem parte da realidade vivida por seus estudantes há um bom tempo ao lado de outros como o amor ao próximo e a humildade.
Isso porque desde os primeiros passos na instituição, a criança experimenta o diferencial pedagógico mackenzista que privilegia a aquisição do conhecimento através de um processo contínuo de construção do ser humano em relação ao meio, proporcionando um ambiente que promove autonomia, independência e criatividade. Isso se dá em partes pela sua participação em diversas atividades, como aulas de Inglês, música, artes, educação física, natação, canto coral e teatro, ensino religioso, assim como do Lego Zoom Education.
Como escola cristã, a instituição tem material didático do Sistema Mackenzie de Ensino - SME tanto para a Educação Infantil como para os Ensinos Fundamental e Médio. Inclusive, esse material atende às orientações das Diretrizes Nacionais Curriculares também contidas na BNCC, entrelaçando na sua proposta pedagógica diversas áreas do conhecimento com valores e princípios bíblicos, de forma que o estudante tenha uma visão integrada e multidisciplinar dos conteúdos. ;A escola se caracteriza, desde os seus primórdios, por esse cuidado do desenvolvimento cognitivo aliado à formação do caráter do ser humano como protagonista da sua história e agente de transformação social, através de valores e atitudes; destaca o Coordenador do Ensino Médio na unidade do Lago Sul, professor Ênio César de Moraes Fontes.
Solidariedade
E esse encontro com muitos dos pontos que a BNCC vai exigir em breve das escolas de todo o país, já é uma realidade desde sempre no Mackenzie graças a projetos como os de voluntariado que são abertos à participação dos os estudantes e suas famílias. ;No mundo onde as pessoas estão cada vez mais egoístas e egocêntricas, o objetivo dessas iniciativas é desenvolver a empatia, percebendo e se colocando no lugar do outro; ressalta Fontes ao falar do projeto Formiguinhas do Bem, que foi feito na creche de mesmo nome da Cidade-Satélite de Samambaia. ;Num primeiro momento recebemos cinquenta crianças que foram apadrinhadas pelos nossos estudantes para vivenciar atividades diversas aqui na escola, agora, no fim do ano, conseguimos fazer a doação de cestas básicas e panetones para todas elas, além de um fogão industrial e um bebedouro para a creche em meio a uma festa lá com eles e que encheou o coração de todos de muita emoção;, confessa o Coordenador.
Entre outros projetos realizados pelo colégio está o Contadores de Histórias, onde os estudantes leem estórias em lugares diversos como asilos e hospitais, assim como o Bola de Sabão, onde aprendem na sala a teoria da composição química do sabão, depois, na aula prática em laboratório, eles produzem detergentes que, por fim, serão distribuídos nas instituições diversas escolhidas a cada ano por eles mesmos. ;Isso agrega o valor humano ao conhecimento adquirido, não é simplesmente fazer uma doação material que seria mais fácil, mas envolve a garotada na ação, no tempo que ela consome, e no trabalho que tudo isso demanda;, avalia o professor Ênio.
Mesmo que a participação nessas atividades não seja obrigatória, ninguém do corpo discente fica indiferente aos resultados que elas alcançam. ;É a educação pelo exemplo;, chama a atenção o Professor Marco Antônio Almeida Del;Isola e Assessor da Direção Geral do Mackenzie. ;Até aqueles estudantes considerados muitas vezes como donos de um comportamento difícil, são transformados por essas ações que os fazem perceber o mundo por uma outra ótica, no momento em que estão ajudando uma criança, lendo um romance para um idoso ou distribuindo sabão em comunidades carentes;, conclui.
Formação contínuada de professores
Uma característica do nosso tempo é que o mundo tem muitos estímulos, então é normal que crianças e adolescentes durmam pouco, por exemplo. O problema é que uma pessoa com sono é alguém eufórico, irritado ou sonolento dentro da sala de aula. Por isso é importante conhecer os estudantes e estar sempre em constante aprendizado com eles, pois o quê era feito antigamente dentro de sala para chamar a atenção deles hoje, definitivamente não funciona com esses seres que se adaptaram a um mundo que ficou digital, onde tudo está na ponta dos dedos, permitindo uma troca de informação frenética, aprovando ou desaprovando a tudo e a todos o tempo todo.
Portanto, para promover a transformação de indíviduos da Geração Z em protagonistas de uma sociedade melhor, mais justa e inclusiva, a qualificação e atualização dos professores é de extrema importância nesse contexto. Como educação é um processo ininterrupto de avaliação, construção, reavaliação e desconstrução, o Mackienze ;investe em um sistema de excelência onde existe um grupo diretivo e de professores que estão dispostos a entender porquê o estudante não está aprendendo e assim fazer as intervenções corretas para o aprendizado mínimo de todos;, ressalta Marco Antônio Almeida Del;Isola.
Como uma ;organização aprendente;, o Mackenzie vem desenvolvendo ao longo dos últimos três anos o seu Programa de Atualização Pedagógica Docente que, em 2017, foi centrado na aprendizagem significativa, e em 2018, nas metodologias ativas pontos que também estão previstos na BNCC, no sentido de que seja oferecido aos professores cursos e atividades com metodologias ativas como a atualização da cultura digital. ;Na vida prática o que se espera em geral de um bom professor é que ele execute com excelência a transmissão de conhecimentos para os seus estudantes, mas aqui nós vemos a formação do corpo docente muito mais do que um investimento, é um valor, uma cultura que cultivamos dia após dia de forma intensiva; explica o Assessor Geral da Direção Del;Isola.
E o quê os professores estudam para ensinar melhor? Metodologias diversas, como mapas conceituais, que são planos de aula numa visão ampla de como se deve ensinar aquilo que o estudante tem que aprender. ;Se o primeiro passo para ter êxito no processo de aprendizagem é conhecer o seu estudante, o nosso esforço vem sendo justamente o de alcançar meios para decifrar, da melhor maneira possível, esse ser humano que está diante de nós, reconhecendo seus conhecimentos prévios para que possamos dar continuidade na aquisição dos diversos conteúdos curriculares; explica Marco Antônio, que chama a atenção para a indisciplina, comportamento que serviu de tema em um congresso nacional da instituição, não como algo a ser coibido, mas como um fenômeno de comunicação de estudantes que, ao invés de medidas punitivas, precisam de atenção e do cuidado de alguém para que ele possa ser bem interpretado.
Com duas unidades em Brasília (uma no Lago Sul, para educação, e outra na 906 sul que oferece cursos de graduação e pós-graduação), o Mackenzie proporciona ainda aos seus estudantes salas com computador, Datashow e tablets individuais, não porque a moda hoje seja o ensino digitalizado, ;mas porque seus professores têm treinamento específico para fazer o uso sustentável dessas ferramentas, aproveitando-as da melhor forma possível e com consciência; enfatiza Del;Isola. Ao lado de Ênio Fontes, o professor sente orgulho de trabalhar em uma escola onde a criança pode entrar aos dois anos de idade e, com o passar do tempo, fazer inúmeras atividades no contraturno como robótica; participar de diversas simulações internas, regionais, nacionais e internacionais; e até mesmo o Middle e o High School (todo em inglês). No final, quem sabe, partir para a Universidade do Missouri nos Estados Unidos ou ainda instituições na França, Austrália e na Nova Zelândia. E claro com o coração cheio de valores como respeito ao próximo e às diversidades, amor e empatia pelo mundo que lhe rodeia.