Escola em tempo integral não se trata apenas de um facilitador de rotina para que os pais que trabalham o dia inteiro consigam almoçar tranquilamente, enquanto seus filhos estão em um local seguro e com acompanhamento adequado. Apesar de reduzir os desgastes com trânsito e alimentação em horários de pico e permitir momentos mais leves e descontraídos com a família dentro de casa, uma vez que as obrigações são finalizadas na própria escola, todos esses fatores são apenas bônus. O programa, na verdade, sempre foi pensado para garantir que as crianças se desenvolvam da melhor forma possível, independentes, seguras de si, sabendo quais são suas áreas de interesse, com a capacidade de vencer desafios, a habilidade de trabalhar em equipe, a coordenação motora bem exercitada e preparadas para as futuras fases da vida, tanto acadêmica quanto social.
As instituições que trabalham com essa filosofia oferecem dois tipos de grade horária: o turno, que é composto pelas matérias obrigatórias de cada série, abordando os assuntos exigidos pelo Ministério da Educação, dentro de salas de aula comuns, e o contra turno, um conjunto de atividades esportivas, artísticas, culturais e tecnológicas, a partir das quais o próprio aluno pode escolher as que lhe interessam e montar um horário personalizado, fugindo um pouco do ambiente de obrigações e se aventurando nas quadras, nos laboratórios e ateliês, a fim de aprender coisas novas de um jeito interessante e divertido. Ainda nessa segunda grade, são oferecidos também momentos dedicados à resolução dos deveres de casa e alguns minutos diários de estudo e momentos de lazer, a serem desfrutados com os amigos dentro de um ambiente seguro, espaçoso e preparado para receber várias crianças ao mesmo tempo.
A vantagem de concluir os deveres de casa na própria escola, com um horário específico para isso, é que a criança desenvolve o hábito de sentar todos os dias para se dedicar aos estudos. E a presença de profissionais capacitados pode auxiliar na aprendizagem de técnicas para melhorar a concentração e assimilar os conteúdos. A rotina bem definida permite que o aluno distribua adequadamente seu tempo, o que o torna mais autônomo e organizado, permitindo que ele aproveite verdadeiramente tanto os momentos de estudo, quanto os de lazer. Ao chegar em casa, a criança já está livre para desfrutar da companhia dos pais para algo divertido, como ver um filme ou brincar com algum jogo, sem a necessidade de cobrar as obrigações escolares.
A grande diversidade de atividades permite que os alunos ampliem seus universos desde a infância, despertando interesse por diferentes áreas e identificando práticas para as quais possuem talento ou se identifiquem e se sintam confortáveis. Assim, com a ajuda dos orientadores, é possível incentivar a melhora dessas habilidades e motivar comportamentos de perseverança e superação de dificuldades, que são muito mais fáceis de serem aplicados em situações com as quais temos afinidade. Da mesma forma, isso ocorre com a atenção, que é desenvolvida a partir de atividades mais lúdicas e divertidas, mas faz com que os estudantes tenham interesse e foco até mesmo nas disciplinas do horário regular.
A neuropsicóloga Cassiana Harfuch Telles, especialista em crianças e adolescentes, explica que, nos primeiros cinco anos de vida, existem as chamadas janelas do desenvolvimento de oportunidades, que facilitam a apreensão de movimentos, a assimilação de novas formas de pensar e até mesmo o aprendizado de uma segunda língua. Então, a criança que é estimulada logo cedo, tem mais facilidade para desenvolver habilidades e entender novos conteúdos. Escolas de período integral normalmente permitem o contato dos alunos com diferentes línguas e, além do idioma, há aulas de cultura estrangeira, com o objetivo de motivar a curiosidade e expandir a concepção de mundo. Sem contar que abre várias oportunidades acadêmicas e financeiras no futuro, pois a cada dia é mais exigido o conhecimento de duas ou mais línguas em empregos e bolsas de universidades.
Cassiana fala também sobre a memória: ;quanto mais atividades diferentes, mais o cérebro é estimulado e, apesar de termos uma área específica do cérebro responsável pela memória, que é o hipocampo, ela atua em todas as partes do órgão. Então se você faz um estímulo visual ou motor, com certeza vai ajudar na fixação de conteúdos em geral;, conta. Atividades físicas, em especial, além de trabalhar a memória operacional e o foco da atenção, geram estímulos psicomotores, fundamentais para o aprendizado formal, e liberam endorfina e dopamina no corpo, duas substâncias neurotransmissoras relacionadas com a sensação de bem-estar. Feliz e satisfeito, o aluno terá um aprendizado mais leve e mais tranquilo, facilitando a apreensão de conteúdo.
A prática desportiva também é crucial para que os estudantes aprendam a viver em sociedade, entender normas de conduta em grupo, controlar impulsos, lidar com ansiedades, ter disciplina e se conscientizarem sobre a importância de se ter cuidado com a saúde. ;É importante que a criança perceba que existem outras pessoas, com outros interesses além dos dela, e é importante que ela deixe de ser esse centro de narcisismo e desenvolva empatia;, alerta a neuropsicóloga. O convívio social contribui para a construção da identidade, o contato com outros colegas estimula o autoconhecimento, facilitando a compreensão dos próprios desejos, gostos e formas de pensar e agir.
Essa construção é feita a partir dos primeiros vínculos, então é muito importante mantê-la em um ambiente seguro, com profissionais aptos a ajudar com as dificuldades desse processo. ;A presença na escola e em sala de aula é até mesmo mais importante do que tirar notas boas, pois o contato com outras pessoas desenvolve flexibilidade cognitiva, atenção compartilhada e recursos de enfrentamento de frustrações;, afirma Cassiane. Ou seja, a criança aprende a pegar um brinquedo, por exemplo, e chamar outra pessoa para fazer parte de um imaginário criado de forma conjunta, percebendo que ali há percepções diferentes e realidades distintas. Além disso, ela começa a desenvolver a habilidade social, entender como criar e desenvolver relações, que a própria liberdade termina onde começa a do outro e que esse outro tem sentimentos e emoções. As reações para situações negativas também passam a ter um repertório maior e o ambiente escolar facilita a compreensão de que há outras possibilidades além das reações agressivas ou o recolhimento.
;O ser humano é um ser social, ele precisa estar em contato com o outro, para conversar, pedir opinião, contar histórias e saber lidar com tolerância. E as redes sociais perdem expressões faciais e postura corporal, que são ambas muito importantes para a comunicação dos sentimentos reais;, explica a psicóloga. Então é mais interessante que a criança esteja na escola do que trancada em casa com um computador ou um videogame, pois ela cresce muito mais segura de si em meio aos colegas. ;Mas é importante lembrar que é preciso ter equilíbrio, ter um tempo ocioso também é muito importante para estimular a criatividade e a autopercepção;, ela alerta para a necessidade de lacunas de tempo livre nos horários de contra turno.
O CECAN
O Centro de Ensino Candanguinho (CECAN) foi fundado em 1969 e oferece uma educação completa, do ensino infantil até o ensino médio. Além disso, a escola possui um projeto pedagógico de período integral que é referência nacional, voltado para o desenvolvimento das inteligências cognitiva, psicomotora e socioemocional. O programa de educação complementar, o SEB Educo, atende bebês, crianças e adolescentes com opções de atividades duas, três ou cinco vezes na semana, para o desenvolvimento de habilidades esportivas, pedagógicas, artísticas e recreativas, de forma natural, lúdica e interativa.
Com uma grade flexível e diversificada, o SEB Educo oferece aos alunos do CECAN e também a bebês, crianças e jovens da comunidade, um vasto leque de modalidades, como: artes marciais, danças, teatro, natação, esportes coletivos, ginástica, patinação, xadrez, música, teatro, estudo dirigido (tarefas de casa), musculação e treinamento funcional (os dois últimos para adolescentes). Os alunos também têm a opção de programa bilíngue, o Global Program, durante toda a vida escolar; e de obter dupla certificação ; brasileira e norte-americana ; no programa SEB High School, por meio de convênio com a Keystone, uma das maiores instituições de ensino dos Estados Unidos.
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