Máscaras
O desengonçado balé das máscaras tomou conta da paisagem. O espetáculo é a céu aberto, com flagrantes inacreditáveis de desamor e pouco caso à vida. São muitos os espantosos parceiros do coronavírus. A começar pelo presidente da República e pelo séquito palaciano. Alguns nunca compraram máscara. Debocham da importância delas. Cidadãos de todas as idades. Ricos e pobres. Gordos e magros. Pais que não usam a máscara dão mau exemplo aos filhos. Alguns usam a máscara no pescoço. É a máscara “babador”. Outros alegam que deixaram na bermuda, ou no bolso do paletó. Existem os que tiram a máscara para falar no celular. Ciclistas estão merecendo bons puxões de orelha. Igualmente desalentador, muitos que correm ou caminham. Motoristas de carros particulares também mostram desapego pela máscara. O troféu da máscara mais curiosa e extravagante vai para aquela usada na nuca,segura pelos elásticos por trás da cabeça.
» Vicente Limongi Netto, Lago Norte
Desmatamento
O Correio (3/6) pública gráfico com dados sobre a destruição de florestas em 10 países do mundo, onde o Brasil aparece em primeiro lugar, seguido por Congo, Indonésia e Bolívia, responsáveis por mais da metade do total. Entretanto, seria mais justo considerar a área de cada país, obtendo-se um valor de hectare desmatado por quilômetro quadrado. Por esse critério, o Brasil vai para o sétimo lugar, atrás de Congo, Malásia, Camboja, Laos, Bolívia e Indonésia. A preocupação com o desmatamento é de suma importância, mas é preciso colocar os números numa perspectiva correta.
» Antônio Juarez Milmann Martins, Asa Norte
» Não gostei do título Brasil destruiu um terço das florestas virgens do mundo. É enganoso, pois deveria dizer que se trata só das florestas tropicais do mundo. Está dito dentro do artigo, mas deveria figurar no título. O dado é sobre 2019, que não foi o ano com mais desmatamento no Brasil. O maior foi o de 1995, com 29.000 km² (quase três vezes mais do que em 2019). Também não entendo porque ninguém fala do que está acontecendo na Rússia que detém a maior floresta do mundo, quase duas vezes maior do que toda a superfície total florestada do Brasil, incluindo a Amazônia. Na Rússia, estão acontecendo, todos os anos, enormes incêndios florestais e uma exploração ilegal gigantesca com o intuito de vender madeira para a China. Também ninguém fala que a China é o maior importador de madeiras e derivados do mundo, sendo que uma parte enorme destas importações é ilegal. Aconselharia consultar o Relatório da FAO Global Forest Resources Assessments 2020 e outras fontes para dar ao leitor uma imagem mais objetiva e menos negativa do que acontece realmente no Brasil e no mundo em termos de conservação ou destruição das florestas virgens. Ver em www.fao.org/3/ CA8753EN/CA8753EN.pdfVB
» Juan José Verdesio Bentancurt, Lago Norte
Meio ambiente
Lembre-se: amanhã, 5 de junho, é o dia Mundial do Meio Ambiente. O planeta é um ser vivo. Como qualquer ser vivo, precisa de cuidados. Se cuidamos de nós mesmos, se cuidamos de outro ser (animais e plantas), não há porque negligenciarmos com nosso planeta. Repito: o planeta é um ser vivo. Dependemos dele para viver: alimentos, roupas, energia, combustível e medicamentos, tudo, mas tudo, mesmo sai dele. Ignorar o papel do planeta é idiotice. Citamos o agronegócio e suas derivações: os nutrientes que garantem uma boa safra, a qualidade do solo, os micro-organismos, os nutrientes que garantem a boa alimentação do gado são indispensáveis ao sucesso do negócio. Isso depende do cuidado que se der ao planeta.
» Rubão Martins, Brasília
Coronavírus
O país está sofrendo com a morte de pessoas em razão da covid-19. Grande parte da mídia não divulga quantas pessoas foram curadas. Grupos de agitadores fazem arruaças, agitam e quebram, além de roubarem lojas em vários estados. Parte da imprensa fala em “atos antidemocráticos” quando são bolsonaristas que se manifestam, pacificamente, na Esplanada e na Praça dos Três Poderes em favor do governo e pelo fim da roubalheira. A Rede Globo tentou e não conseguiu fazer lavagem cerebral no povo tentando botar goela abaixo o tal do isolamento social “fique em casa ”. O povo não aguentou e partiu para o trabalho para não morrer de fome. É hora de o governo dar um basta nos arruaceiros que querem derrubar um presidente eleito democraticamente. É hora de o governo tentar acalmar os ânimos de quem não está satisfeito. O país não pode e não deve embarcar na canoa furada dos tais “intelectuais” que fizeram um manifesto enganoso tentando ludibriar quem?
» José Monte Aragão, Sobradinho