Ao mesmo tempo, ao decretar solução igual para tantos diferentes, o governo precisa definir um balizador que torne as situações mais homogêneas. Esse balizador deveria restituir a cada um o que está sendo perdido por causa do isolamento social. É função e dever do Estado agir nessa direção e assim está sendo feito em vários países, em maior ou menor grau, inclusive no Brasil.
Dentro desse contexto, e inspirados em outros movimentos da história em que foram implementadas medidas semelhantes com sucesso, propomos uma solução que, a nosso ver, merece ao menos uma avaliação, pelos muitos resultados positivos que pode gerar.
O Ministério da Economia, em trabalho publicado recentemente, fala num programa de socorro de R$ 1,2 trilhão, com impacto fiscal de R$ 308 bilhões. Entretanto não detalha de onde viriam os recursos e, assim procedendo, dá a entender que o plano seria financiado com emissão de moeda ou aumento da dívida pelos instrumentos tradicionais.
A nossa proposta é que o Brasil realize a emissão de novo título público, intitulado NTCV – Notas do Tesouro Coronavírus, que teria prazo final de 20 anos, pagando juros (IPCA %2b 2,5% ao ano) e amortização semestral, com carência de cinco anos para começar a fazer a amortização. Ou seja, nos primeiros cinco anos, seriam pagos apenas os juros.
Esse título que estamos propondo seria subscrito voluntariamente por bancos, fundos de investimento, fundos de pensão, seguradoras e investidores em geral, brasileiros e estrangeiros. Os juros seriam isentos de Imposto de Renda. Os títulos seriam livremente negociados no mercado, inclusive pelo Tesouro Direto. A emissão poderia ser rápida e, em pouco tempo, o dinheiro estaria disponível.
Concomitantemente, o governo estabeleceria as regras de utilização dos recursos para amparar a população, os estados, os municípios e as empresas. Com as Notas do Tesouro Coronavírus, as contas públicas ficariam mais transparentes e seria delimitado de forma suficiente e conveniente o tamanho do problema.
Parece pouco para justificar o lançamento de um papel diferente de tantos outros que o Tesouro emite e negocia no mercado, mas nunca é demais lembrar que a economia se move pela expectativa dos agentes e pela transparência. Quanto mais previsível for o cenário, melhor será a gestão da economia.
Além disso, haveria grande adesão da população e do mercado, pois é do interesse de todos que haja uma recuperação da economia e que as pessoas sejam socorridas em tempo de forma adequada.
A necessidade é de que ditaria o tamanho da emissão. Ela poderia variar de R$ 350 bilhões a R$ 600 bilhões, dependendo do esforço fiscal que fosse necessário. Estamos falando de menos de 10% do PIB brasileiro e não mais de 15% da dívida pública brasileira, que fechou 2019 em R$ 4,2 trilhões.
A ideia não tem a pretensão de ser original, mas revisitar e adaptar uma solução que tirou muitos povos de sofrimentos pós-traumáticos. Com a palavra, o governo brasileiro e os políticos.
* Engenheiro, é CEO do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
* Engenheiro, é CEO do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)