Quem não entendeu o enredo da Estação Primeira de Mangueira, perdeu uma ótima oportunidade de um vislumbre sobre a figura de Jesus Cristo longe daquela preconizada pelos %u201Cvendilhões do templo%u201D, os donos de igrejas neopentecostais que negociam o %u201Ccaminho para a salvação%u201D e loteiam o paraÃso. Li comentários de cristãos horrorizados com o Jesus levado à Marquês de SapucaÃ.
Denunciaram blasfêmia por misturar a figura de Jesus a uma festa pagã. Espero, sinceramente, que a Mangueira se sagre campeã. Seria o gran finale de sua mensagem aos %u201Chomens de bem%u201D, que cultuam o Cristo, mas defendem o uso de armas. A escola de Pixinguinha, Cartola, Dona Zica, Jamelão e Beth Carvalho subverteu o fundamentalismo religioso que enxerga o Messias sem viés interpretativo.
A Mangueira lembrou que Jesus está no negro da favela; no pobre perseguido pela polÃcia; no Ãndio, cujas terras e existência são aviltadas pelos poderosos e pelos garimpos; na comunidade LGBTQ, desprezada, reduzida à aberração e transformada em antÃtese da salvação; na mulher, oprimida pelo machismo e sentenciada à morte pelo próprio companheiro. O tripé com a imagem do jovem de cabelo oxigenado preso à cruz e o corpo crivado de balas é poderosa mensagem de cunho social.
Em uma das alas, a máxima %u201CBandido bom é bandido morto%u201D também vai na contramão do cristianismo, segundo o Jesus da Mangueira. Um dos carros alegóricos traz as várias faces de Jesus: negro, Ãndio, homossexual. Mais do que polemizar, uma das mais tradicionais escolas de samba do Brasil teve a intenção de abrir os olhos de quem prefere não enxergar a realidade.
Jesus nasceu pobre, filho de carpinteiro, em um estábulo na periferia de Belém. Enquanto os judeus queriam apedrejar uma adúltera, Jesus saiu em defesa da mulher; também permitiu que Maria Madalena, conhecida prostituta, se aproximasse dele. Jesus escolheu entre os mais humildes seus apóstolos e entrou em Jerusalém no lombo de um jumento.
Simplicidade, acolhimento dos menos favorecidos, amor e perdão. Todos esses temas foram transportados para a Avenida Marques de Sapucaà na forma de Jesus dos tempos atuais.
%u201CFavela, pega a visão / Não tem futuro sem partilha / Nem messias de arma na mão%u201D e %u201CPorque, de novo, cravejaram o meu corpo / Os profetas da intolerância / Sem saber que a esperança / Brilha mais na escuridão%u201D.
Os dois trechos do samba enredo são de força descomunal e representam um apelo à consciência social, a qual tem sido abandonada nós últimos anos em nome de um projeto polÃtico excludente, pseudodemocrático e fundamentalista cristão. O Jesus ao qual a elite do poder se refere está muito distante do Jesus em seu significado verdadeiro. Quem não entendeu o enredo da Mangueira prefere a cegueira.