Carlos Marun*
postado em 09/10/2019 09:00
O MDB conquistou a redemocratização. O MDB perdeu Tancredo, mas chegou surpreendentemente ao poder com Sarney, antigo rival, e foi responsável por coisas como o vale-transporte, o seguro desemprego, a Integração Latino-Americana com o Mercosul, a menor taxa de desemprego da história e um crescimento médio de 5% ao ano da nossa economia. O MDB seguiu as ruas e comandou o impeachment de Collor. O MDB esteve ao lado do PSDB em apoio às mudanças econômicas que resultaram no fim da hiperinflação.O MDB esteve ao lado do PT no momento em que o governo fazia um trabalho sério de inclusão social. O MDB rompeu com o PT quando constatou que, contaminado por um processo endêmico de corrupção, o governo desse partido nada mais poderia oferecer ao país. Infelizmente, o MDB viu alguns de seus quadros envolvidos nesse processo espúrio. O MDB estudou a vida nacional e lançou um documento-compromisso, o Ponte para o Futuro, onde explicitava o seu pensamento a respeito do Brasil. O MDB comandou o processo que retirou o PT do poder.
O MDB chegando ao comando da Nação, ao contrário de outros partidos, não pediu que se esquecesse ou se rasgasse o Ponte para o Futuro. O MDB colocou em prática o que ali havia estabelecido e lançou o Brasil em um arrojado programa de reformas que fez com que voltássemos a existir como país sério. Estabelecemos Teto para os Gastos Publicos, fizemos a Reforma Trabalhista, colocamos corajosamente a Reforma da Previdência na agenda da nossa Patria, não interferimos nas investigaçoes que se faziam no combate à corrupção, mesmo que em certos momentos elas cortassem a nossa própria carne e tentassem inviabilizar o governo.
O resultado é que, mesmo sendo vítima de uma conspiração comandada pelo psicopata que liderava a PGR, pelo gangster e dono de um dos maiores grupos econômicos do mundo, e pelo maior grupo de comunicação do país, resistimos e entregamos ao sucessor democraticamente eleito um país muito melhor do que recebemos. Nunca um presidente da República foi tão perseguido quanto o presidente Temer no exercício de seu mandato e, mesmo assim, nunca um governo fez tanto pelo país em tão pouco tempo como o nosso. É isso! Minha vó já me dizia que, quem abaixa muitos cabeça, acaba mostrando as nadegas. Vamos renovar, mas sem permitir o amassamento do nosso partido como desejam muitos.
Novas caras, novas práticas, mas com a velha coragem de bater no peito e defender as causas que justificam a própria existência do nosso partido. Democracia! Inclusão social! Crescimento com responsabilidade fiscal! Essas são as nossas bandeiras e que continuarão tremulando agora empunhadas pelo nosso novo presidente, deputado Baleia Rossi, e pelos nossos novos e dirigentes. Novos, mas não novatos. Gente que sabe com orgulho que o MDB é o melhor partido do Brasil.
*Advogado e engenheiro. Filiado ao MDB