Alma brasiliense
Mais que uma matéria, a reportagem sob o título O jornal com alma brasiliense, publicada no Correio Braziliense no domingo (8), é uma autêntica aula de história para todos que vivem no Distrito Federal. Além de contar com riqueza de detalhes a verdadeira epopeia que foi a instalação do primeiro jornal em Brasília, em 1960, ela mostra o papel fundamental do eterno presidente Juscelino Kubitschek, do senador João Calmon e do jornalista Ari Cunha, que tanto trabalharam para tornar realidade um jornal impresso de alta credibilidade que, passados 59 anos, é motivo de orgulho para todos que aqui vivem. Parabéns aos profissionais que, desde 1960 e até os dias atuais, contribuíram e contribuem para o sucesso editorial do Correio Braziliense.
; Edson de Castro,
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF
7 de Setembro
Assisti ao vivo pela televisão o desfile cívico-militar de Brasília comemorativo da Independência do país. Compartilho com a opinião de vários amigos que compareceram à Esplanada dos Ministérios quanto aos elogios feitos relacionados com a organização e atrações do evento, culminando com a espetacular exibição da esquadrilha da fumaça, a qual, à guisa de sugestão, poderia inserir em seus aviões Tucanos (na expelição de fumaça branca) as cores da bandeira brasileira (verde/amarela), a exemplo das demonstrações do gênero de países como Itália, França, Inglaterra, entre outros. Na minha ótica, portanto, o desfile superou os de anos anteriores. Parabéns aos coordenadores!
; Francisco Fernando de Souza,
Asa Norte
Soberania
É muito bom voltarmos a sentir, não só em nossos governantes, mas também no povo, o sentimento de patriotismo. Todavia, precisamos continuar alertas, a ameaça de comunismo que vem desde os tempos remotos da Coluna Prestes continua viva em nossas universidades, sindicatos e, em alguns partidos políticos, estrategicamente buscando alienar nosso povo. Fora a isso, há vários interesses em jogo, principalmente, em razão da riqueza de nosso subsolo. Recentemente, o presidente da França falou em internacionalização da Amazônia, isso é muito grave e mostra que devemos estar atentos. Essas manobras internacionais, com a conivência de governos brasileiros, vem ocorrendo, veja demarcação de áreas indígenas de tamanho exagerados em áreas que possuem jazidas de minerais. Nossas forças armadas foram sucateadas ao longo dos anos. Apesar de nossas dificuldades financeiras, faz-se necessário o seu reaparelhamento. ;Vale o provérbio romano que diz: ;Se vis pacem, para bellum; Se queres a paz prepara-te para a guerra; do autor latino Flávio Vegécio (Publius Flavius Vegetius Renatus).
; José Ferreira Corrêa,
Living Park
Transposição
O PT, com aquele discurso ;bonito;, que ilude e engana o eleitor, inventou a transposição do Rio São Francisco para levar água a alguns estados da minha região, o Nordeste. Passados 12 anos do início da obra, já há trechos com rachaduras e abandono, conforme mostrou uma revista de circulação nacional. Nesse período, foram gastos mais de R$ 12 bilhões, e ainda gastarão mais de R$ 2 bilhões para a suposta conclusão. Eu não acredito que essa obra chegará ao término. Se fosse num país sério, os idealizadores desse projeto estariam na cadeia por causa da irresponsabilidade. Além disso, o homem agride a natureza, ao desviar o curso de um rio. Mas a natureza é forte e poderosa. No futuro, ela dará a resposta ao homem que a agrediu. Assim sendo, meus conterrâneos, não acreditem em falsas promessas, principalmente de partido como o PT.
; Sebastião Machado
Aragão, Asa Sul
Reformas
É cedo para se avaliar os efeitos das reformas a caminho de serem aprovadas. O açodamento com que estão sendo tocadas pelo Congresso Nacional está a indicar que tudo está sendo decidido dentro de um script, previamente, definido, em que os que se julgam donos do poder têm seus privilégios defendidos. É necessário aprovar tudo, a toque de caixa, antes que o povo acorde para a cangalha que lhe está sendo assentada nas costas, a ser carregada sob o chicote da arrecadação de impostos a serem definidos, a conta-gotas, a pretexto de salvar as ditas cujas.
; Elizio Nilo Caliman,
Lago Norte
Censura
Pergunto se o desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes, do TJRJ, já está preso, por violação dos direitos dos menores, conforme o art. 227, caput, da Constituição. Esse desembargador é aquele que em nome da farsa que se transformou a ;independência funcional;, compactuou com a possibilidade de crianças terem acesso a material impróprio para suas idades.
; Milton Cordova Júnior,
Vicente Pires