Jornal Correio Braziliense

Opinião

Sr. Redator

Cartas ao Sr. Redator devem ter no máximo 10 linhas e incluir nome e endereço completo, fotocópia de identidade e telefone para contato. E-mail: sredat.df@dabr.com.br

Previdência
A Previdência Social no Brasil é vergonhosa, porque assalta o segurado. A imprensa brasileira não age com correção quando apoia veementemente a tal reforma da Previdência. Os aumentos nos valores pagos aos beneficiários que contribuíram para a Previdência são negativos. Tanto que um cidadão que se aposentar hoje com o teto, que atinge um valor em torno de R$ 5.500, daqui a alguns anos ganhará a metade desse valor, que sofre decréscimos até chegar ao mínimo. Os aumentos criminosos. Por que a imprensa não analisa esse caso e informa com justiça à sociedade? O problema financeiro do Brasil está no Congresso Nacional, nos legislativos estaduais e municipais, e também nos mais elevados escalões dos executivos federal, estaduais e municipais. Nessas esferas de poder acontecem todo tipo de abuso e precisam de uma verdadeira reforma, tanto financeira quanto moral.
; Anísio Teodoro,
Asa Norte

Moro
O absurdo da ida do ministro Sérgio Moro a Câmara dos Deputados para dar explicações sobre o vazamento criminoso de suas conversas, carece de outras avaliações. Têm total finalidade com a liberdade do ladrão preso. A condenação do larápio em questão, foi confirmada pelos desembargadores da segunda instância e pelo STJ. Alguém pode duvidar da licitude de seus atos? Na avaliação política, quem teria, no Congresso Nacional, conduta ilibada para essa avaliação? Qual a vida pregressa de cada um deles? A maior parte está envolvida nos mais graves escândalos criminosos de nossa nebulosa história recente. Dificilmente trabalham para o povo e sempre com olhar direto para seus bolsos. Lidam com verbas milionárias para beneficiar empresários ligados à sua eleição e ao seu convívio. Ali, tudo é feito com interesses escusos. Deus salve o nosso Brasil!
; João Coelho Vítola,
Asa Norte

Legislativo
Apenas um senador pelo DF emprega em seu gabinete, às custas do povo, mais de 80 assessores, um número maior que o total de senadores da República. É por essas e outra que o país está em crise, quebrado, pois não há controle de gastos no Legislativo nem no Judiciário (vide caso das lagostas para os ministros). Em qualquer lugar do mundo, este tanto de empregados comissionados num único gabinete (aliás, não deve nem caber tanta gente lá) seria proibido, mas na nossa republiqueta das bananas é liberado. Aqui, tudo pode e quem paga somos nós, os trouxas dos trabalhadores. A democracia no Brasil é cara demais e está acabando com o dinheiro do povo.
; Washington Luiz Souza Costa,
Samambaia

; Maior ou menor gabinete do Senado ou, melhor dizendo, a maior falta de vergonha na cara, ao transformar o gabinete em cabide de emprego, às custas do suado dinheiro do povo brasileiro? Imagine-se, por exemplo, o trabalho do senhor Izalci Lucas para arranjar cadeiras para acomodar a tropa de 85 carregadores de malas. Tem que organizá-los em turnos para dar oportunidade a todos descansarem algumas horas em seu gabinete. Por oportuno, lá na esquina existe um boteco que vende garrafada de vergonha, a bom preço.
; Elizio Nilo Caliman,
Lago Norte

Bobos da corte

Parabéns ao Correio pelo lúcido e coerente artigo ;Nós, os bobos da corte; (17/6), que dignifica a profissão de jornalista com uma visão crítica e verdadeira como deve ser a emissão de opinião equilibrada e incisiva de vocês, importantes formadores de opinião, que nos fazem raciocinar de forma correta traduzindo nossos pensamentos em palavras de modo verdadeiro. Infelizmente, alguns profissionais insistem em contrariar os fatos, alterando determinadas notícias a fim de tentarem ser protagonistas do noticiário sujo e podre, explorá-las e até vendê-las sorrateiramente à mídia comprometida com toda a sujeira que é tão evidente e teimam e insistem em nos jogar goela abaixo. Quem roubou o país não foi o Sérgio Moro. Alguns jornalistas dão a nítida impressão, quando agem desta forma, de que defendendo a banda podre do poder (Câmara e Senado) estão defendendo os verdadeiros ladrões. Parabéns por defender a verdade.
; Mauricio Arbach,
Asa Sul

Biblioteca
Moradores do Paranoá amanheceram com festa, pela reinauguração da biblioteca pública professor Jadir Soares dos Reis.Pleito antigo da comunidade. Com direito à execução do Hino Nacional e presença do vice-governador Paco Britto, que tem se revelado excelente articulador político em todas as áreas. Livros são sempre bem-vindos . ;Cuidem bem deles;, ponderou Paco Britto, acentuando que os livros ;são amigos sábios, que transformam nossas vidas para melhor;.
; Vicente Limongi Netto,
Lago Norte