A vida em preto e branco do brasileiro
Desde o falecimento do ex-presidente Tancredo Neves, o Brasil parece viver uma sequência sem fim de acontecimentos surpreendentes. Parlamentares presos batendo ponto, os acidentes com o avião de Eduardo Campos e de Teori Zavascki, todos mortos, na história do jardineiro Francelino Costa e do prefeito Celso Daniel, a fuga do deputado Jean Willys, os bastidores da facada no candidato à Presidência Jair Bolsonaro até a tragédia que tirou a vida do jornalista Boechat, com muitos inimigos políticos, não faltaram suspeitas.
No tempo de Tancredo, não faltaram aqueles que visualizassem na tragédia médica, atentados e outros tipos de sabotagem, visando a impedir o prosseguimento do processo democrático em curso. De lá para cá, foram muitos os fatos anormais ocorridos, todos, obviamente, envoltos em mistérios e segundas interpretações pelos adeptos da teoria da conspiração. É claro que não se pode descartar o fato de que, num país como o nosso, o realismo fantástico e a vida política se misturam e confundem a todos, mesmo os mais céticos.
Dando um salto no tempo e no espaço, o acontecimento bizarro da vez vem a ser a interceptação telefônica entre o então juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, realizada, de forma clandestina no aplicativo Telegram e divulgado pelo site The Intercept Brasil, de propriedade do jornalista norte-americano Glenn Greenwald. Nessa nova subtrama, cujo o capítulo principal é ainda a Operação Lava-Jato, o juiz e o procurador trocam estratégias jurídicas claras para o enfretamento do verdadeiro pool e dos mais caros advogados de defesa do país.
Numa interpretação ligeira, tratava-se ali de prática corriqueira, em que um juiz colhe interpretações de todas as partes envolvidas no julgamento para melhor encaminhar seu veredito. É preciso recordar que esse não era um caso simples. Cuidava-se do julgamento de ex-presidente da República, fato incomum em toda a nossa história. O que resultou da nova modalidade de bisbilhotice eletrônica foi a oportunidade enxergada pela oposição de abrir novo flanco para anular não só a condenação de Lula, mas reverter todo o rumoroso caso revelado pela Lava-Jato. Verdade ou não, todo esse episódio traz, mais uma vez, à tona a história de um país onde a elite política e econômica vive uma realidade fantástica e colorida, em contraste com a vida em preto e branco do restante da população que segue assistindo a essa novela sem fim.
A frase que foi pronunciada
;O Brasil não é a Venezuela. Por aqui, o ;Estado de direito; é definido pelo Judiciário, não pelo Instituto Lula, o PT ou mesmo o Planalto.;
Demétrio Magnoli, jornalista, doutor em geografia humana e sociólogo brasileiro
Elogio
; Com uma tecnologia diferente das outras operadoras de celular, a Claro oferece aos consumidores o Claro Passaporte. Na Europa e América do Norte, o consumidor brasileiro terá acesso ao 4G (ou 5G) exatamente como no Brasil, podendo inclusive fazer ligações, além de navegar na Internet.
Reclamação
; Por falar em Claro, no contratos assinados há uma cláusula sobre a gratuidade na consulta aos recados deixados na secretária Claro. De repente, para ouvir os recados passou a ser cobrada uma taxa. Estamos aguardando a resposta da assessoria de imprensa sobre o assunto.
Voo
; Em viagens ao exterior, a Copa é a empresa aérea mais pontual. Do Brasil aos Estados Unidos, com parada no Panamá, as conexões são cravadas.
Pente-fino
; Em parceria com a Administração do Paranoá, a CEB fez uma revisão na cidade para identificar todos as áreas críticas da região. Os relatórios serão encaminhados à parte técnica para solução. O administrador Regional do Paranoá, Sérgio Damaceno, classifica como vital a ação: ;Em parceria com a CEB realizamos reparos de forma que a população possa utilizar os instrumentos públicos com segurança;.
Novos tempos
; Corre pelo mundo o fenômeno do fechamento de lojas. Quem resiste ao uso da venda pela internet perde espaço. Lojas no mundo inteiro que se mantêm fisicamente contam com a venda por meio virtual para manter as contas em dia. No Brasil, quem compra pela Renner on-line, busca o produto na própria loja. A vantagem é que paga mais barato pela mesma mercadoria exposta na loja.
História de Brasília
Um espetáculo, a festa da Rodoviária. Impressionante, o carinho com que o povo do Distrito Federal comemorou o aniversário dos filhos do presidente João Goulart. (Publicado em 23/11/1961)