Um líder de uma poderosa organização criminosa dedicado ao narcotráfico e ao roubo de combustível foi preso no estado mexicano de Guanajuato (centro), informou nesta sexta-feira (24) a Procuradoria do país.
O homem, identificado como Emmanuel ou José Guadalupe "N", também apelidado de 'El Mamey', foi capturado na quarta-feira na cidade de Celaya e, de acordo com o relatório, liderava uma célula do Cartel Santa Rosa de Lima.
Outra integrante do grupo, que portava armas de fogo, foi presa na operação realizada por membros do Grupo Especial de Reação e Intervenção (GERI) e da Secretaria de Defesa.
De acordo com o comunicado da Procuradoria, o preso atuava como um dos líderes do cartel comandado por José Antonio Yépez Ortiz ('El Marro').
Estado de Guanajuato
Guanajuato é um dos centros industriais mais importantes do México, com fábricas de grandes fabricantes multinacionais de automóveis, aviões e outros produtos de grande porte.
Saiba Mais
Ambos os grupos têm presença em outras regiões do país, que em 2019 registrou um número recorde de 34.582 homicídios dolosos, o mais alto desde 1997, quando a contagem foi iniciada.