Mundo

CIDH expressa preocupação com prisão de crianças imigrantes nos EUA

Organização Texas Civil Right Proyect denunciou esta semana que Donald Trump usa rede de hotéis no Texas para prender crianças com objetivo de não deixar rastros judiciais

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) expressou nesta sexta-feira (24/7) preocupação com a prisão de crianças imigrantes em hotéis americanos antes da sua deportação.

A organização Texas Civil Right Proyect denunciou esta semana no Twitter que o governo de Donald Trump usa uma rede de hotéis no Texas para prender as crianças, com o objetivo de não deixar rastros judiciais. O órgão, com sede naquele estado americano, informou que "estes hotéis, bem como todos os centros de detenção de imigrantes, tornaram-se buracos negros de informações, para que as pessoas detidas não possam procurar ajuda".

Saiba Mais

Segundo a denúncia, os imigrantes detidos colocam cartazes nas janelas informando que não têm acesso a telefones e pedindo ajuda. Em publicação no Twitter, a CIDH lembrou aos Estados Unidos que a prisão de crianças e adolescentes desacompanhados "é uma violação dos direitos dos mesmos".  

Deportação   

Segundo a CIDH, que cita dados do Unicef, entre março e maio os Estados Unidos devolveram mais de mil menores ao México e a países da América Central. A Comissão afirma que isto os colocou em "alto risco", devido à falta de proteção em suas comunidades, agravada pela pandemia de Covid-19.