De acordo com o posicionamento público da polícia, Ruis fugiu da loja em um carro, que foi localizado pela polícia e parado. O suspeito saiu do carro e caminhou com a faca em direção a uma policial, que depois de ordenar que ele se afastasse, atirou e o feriu. Ele foi transportado ao hospital, mas morreu durante a cirurgia.
O idoso esfaqueado na loja foi levado ao hospital e apesar dos ferimentos, sobreviveu. A policial que atirou no suspeito foi colocada em licença administrativa durante a investigação. Segundo o escritório do Xerife, a policial é uma veterana de 22 anos do Departamento de Polícia do Condado de Eaton e não ficou ferida.
O incidente está sendo investigado e conduzido pela Polícia do Estado de Michigan. Eles enviarão os resultados de sua investigação ao Ministério Público do condado de Eaton. O Departamento publicou uma nota em solidariedade às famílias dos envolvidos:
"Nossos pensamentos e orações são pela recuperação total da vítima que foi esfaqueada no Quality Dairy e por sua família. E também estão a família do Sr. Ruis, que foi morto neste incidente trágico e sem sentido".
O vídeo da abordagem policial, na íntegra, foi divulgado pelo próprio departamento policial. As imagens são fortes e podem não ser recomendadas para pessoas mais sensíveis.