Mundo

Segundo ministro boliviano testa positivo para covid-19 em dois dias

Desde o início da pandemia em março, o governo informou apenas que vários ministros cumpriram uma quarentena de 14 dias por segurança, porque casos de coronavírus foram detectados entre familiares e colaboradores

La Paz, Bolívia - O ministro de Minas da Bolívia, Jorge Fernando Oropeza, testou positivo para o coronavírus, informou a presidente interina, Jeanine Áñez, neste sábado(04). Oropeza é o segundo ministro infectado em apenas dois dias. Na quinta-feira, foi anunciado que o ministro da Presidência, Yerko Núñez, havia contraído covid-19. 

A presidente Áñez expressou no Twitter sua "solidariedade" a Oropeza, "que infelizmente testou positivo" para coronavírus. "Eu tenho você em minhas orações", escreveu ao ministro a presidente, que pratica a religião cristã. O ministro de Governo (Interior), Arturo Murillo, disse na sexta-feira após a infecção de Núñez: "Se não me engano, são sete ministros que contraíram covid", mas não revelou a identidade dos outros infectados.

Saiba Mais

Desde o início da pandemia em março, o governo informou apenas que vários ministros cumpriram uma quarentena de 14 dias por segurança, porque casos de coronavírus foram detectados entre familiares e colaboradores. Os ministros foram Luis Fernando López (Defesa), María Elena Pinckert (Meio Ambiente), Wilfredo Rojo (Desenvolvimento Produtivo), Víctor Hugo Cárdenas (Educação) e Víctor Hugo Zamora (Hidrocarbonetos). 

Segundo a ministra da Saúde, Eidy Roca, os ministros estão expostos ao contágio porque estão permanentemente "se deslocando para diferentes regiões do país, garantindo a entrega de ajuda humanitária às famílias". A Bolívia, de 11 milhões de habitantes, registrou até este sábado 36.818 casos de coronavírus, 1.320 mortos e 10.766 recuperados.