Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 17:01
Depois da nuvem de gafanhotos, as Américas também podem enfrentar um outro fenônemo: uma nuvem de poeira que se aproxima vinda do deserto do Saara. Especialistas costumam chamar o fenômeno de "nuvem de poeira Godzilla", que ocorre todos os anos, mas imagens de satélite mostram que em 2020 será mais intenso. As imagens captadas por satélites já mostram uma mancha opaca cobrindo parte do Oceano Atlântico.
Today's view of a large Saharan dust plume.
Watch in near-realtime: .%u2014 CIRA (@CIRA_CSU)
Saiba Mais
Ainda de acordo com eles, a massa de ar extremamente seco e empoeirado é conhecida como Camada de Ar Saariana e se forma sobre o deserto do Saara. Ela se move pelo Atlântico Norte a cada três a cinco dias durante o fim da primavera do Hemisfério Norte até o início do outono, atingindo o pico no fim de junho até meados de agosto. A camada pode ter 3km de espessura, informou a agência.
Países caribenõs já sentem o efeito da poeira e alertaram os moradores para se manterem em casa e usaram máscara.
A vast thick dust cloud from the Sahara Desert is blanketing the Caribbean as it heads to the U.S. with mass and density that has not been seen in the past 50 years. The event has been nicknamed the %u201CGodzilla dust cloud.%u201D
%u2014 Eyewitness News (@ABC7NY)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.