Mundo

Curtas

 

Senado da Argentina realiza primeira sessão virtual

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Senado da Argentina realizou, ontem, a primeira sessão virtual de sua história. Os debates sobre o Decreto de Necessidade e de Urgência (DNU), firmado pelo presidente Alberto Fernández, foram mediados pela vice-presidente do Senado, Cristina Fernández de Kirchner. Os 26 parlamentares inscritos discutiram o tema por meio de videoconferência, usando a plataforma Cisco Webex. Cada senador usou uma senha de acesso individual.

 

OEA adia assembleia geral

A Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) será realizada em outubro em Washington, depois que Bahamas, país que organizaria o encontro este ano, renunciou, em março, à reunião prevista para junho, devido ao coronavírus. Durante reunião virtual, o Conselho Permanente do órgão votou a favor de realizar a assembleia geral em outubro, sem estabelecer uma data exata. A assembleia geral estava prevista para junho mas foi cancelada pelo país anfitrião, assim como outros eventos internacionais, como a reunião semestral do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. 

 

400 mil

Total de casos de contágio do novo coronavírus registrados na América Latina e no Caribe, além de mais de 23 mil mortos.

 

 

França reabre praias 

Depois de permanecerem fechadas por quase dois meses para combater a pandemia do novo coronavírus, várias praias da costa atlântica francesa voltam a receber banhistas. No entanto, somente banho, pesca e esportes individuais serão autorizados. A praia de La Baule, uma das mais bonitas da Europa, reabriu temporariamente para aqueles que desejam se banhar, passear ou praticar esportes individuais. “Qualquer presença estática, sentada, ou deitada, é proibida”, bem como “a prática de piquenique”, disse a prefeitura de Loire-Atlantique. Também são proibidas reuniões de mais de dez pessoas, atividades físicas coletivas e festas.


Fim de emergência cazaque

O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, anunciou o fim do estado de emergência, iniciado em 16 de março. Em algumas regiões do país, a quarentena foi prorrogada até 25 de maio. A atividade de muitas indústrias começa a ser restaurada.