Mundo

Trem atropela e mata 14 migrantes que voltavam pra casa no oeste da Índia

Os trabalhadores estavam voltando para suas aldeias a pé depois do fechamento de fronteiras e falta de transporte devido ao lockdown do coronavírus

Quatorze trabalhadores migrantes morreram atropelados por um trem na região oeste da Índia quando dormiam nos trilhos no caminho de volta para suas casas, anunciaram as autoridades locais nesta sexta-feira (8/5).

Dezenas de milhões de indianos perderam seus trabalhos devido ao confinamento decretado para conter a pandemia do novo coronavírus neste país do sul da Ásia. A paralisação da atividade econômica gerou um importante êxodo de trabalhadores para suas regiões de origem, apesar da ausência de meios de transportes públicos e do fechamento das fronteiras entre estados.

"Os trabalhadores caminhavam para voltar a suas casas e decidiram descansar nos trilhos. Um trem de mercadorias os atropelou", declarou à AFP S.S. Sutale, chefe de polícia da região de Aurangabad, no estado de Maharashtra.

Três pessoas ficaram feridas. Os trens de passageiros não circulam na Índia desde o fim de março, mas o transporte de mercadorias prossegue pelas ferrovias.

Vários estados indianos utilizaram recentemente trens especiais para transportar os migrantes a suas casas. Mas muitas pessoas não têm como pagar pela passagem e continuam tentando retornar a pé para suas cidades, viagens de centenas de quilômetros.

A Índia registrou até o momento 1.886 mortes e 56.342 casos confirmados da covid-19.