O governo alemão autorizou a retomada do Campeonato Alemão de futebol, com portões fechados. A primeira e a segunda divisões voltarão a ser disputadas em 15 de maio. Mais de dois meses após a suspensão das competições devido à pandemia do coronavírus, a Bundesliga será a primeira das grandes ligas de futebol da Europa a retomar a competição, cumprindo uma série de protocolos de proteção. “A Bundesliga pode voltar a partir da segunda metade de maio, respeitando as regras que foram combinadas”, declarou a chanceler alemã, Angela Merkel, ao se reunir com autoridades dos Estados federados em que foram abordadas as medidas de confinamento.
A Alemanha trilha, assim, um novo caminho para as ligas europeias. A França suspendeu definitivamente sua temporada na semana passada, enquanto Inglaterra, Espanha e Itália aguardam, na melhor das hipóteses, voltar a jogar em junho. Outros países com ligas menos poderosas fixaram datas para o reinício de suas competições, entre elas, Ilhas Faroe (9 de maio), Sérvia (30 de maio) e Turquia (12 de junho). O Bayern de Munique liderava o Campeonato Alemão no momento da suspensão dos jogos, após a 25ª rodada, com quatro pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund.
O país deu mais um passo, ontem, no plano de desconfinamento, com a reabertura de todas as lojas e escolas. “Os dados mais recentes” sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus “são muito satisfatórios”, disse Merkel. “Portanto, chegamos a um ponto em que podemos dizer que atingimos o objetivo de retardar a propagação do vírus.”
A Alemanha planeja suspender quase todas as restrições impostas em meados de março para conter a disseminação de covid-19, com a exceção do fechamento das fronteiras e da proibição de grandes eventos esportivos ou culturais com a presença de público. O plano também prevê a reabertura, a partir da próxima semana, de todas as lojas, incluindo aquelas com áreas superiores a 800 metros quadrados, que até agora permaneciam fechadas, e de todas as escolas. Isso afeta escolas primárias e jardins de infância. Restaurantes e hotéis também vão poder abrir a partir da próxima semana, dependendo da região.