Mundo

Tubo de ensaio Fatos científicos da semana

f

Segunda-feira, 27
Pentágono divulga vídeos de ovnis
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos derrubou o sigilo e divulgou oficialmente três vídeos que mostram pilotos da Marinha americana avistando objetos voadores não identificados. Um desses vídeos, com imagem em preto e branco, é de novembro de 2004, e os outros dois, de janeiro de 2015. Eles circulam na internet há algum tempo, sem autorização, principalmente depois de terem sido publicados pelo jornal The New York Times. Por meio de um comunicado, o Pentágono explicou que decidiu divulgá-los “para dissipar qualquer ideia falsa do público sobre a veracidade, ou não, das imagens transmitidas, ou sobre saber se havia mais, ou não”.  Em uma das gravações, observa-se um objeto de forma elíptica que se move rapidamente. Alguns segundos depois de ser detectado por um dos sensores da Marinha, desaparece pela esquerda, após uma aceleração repentina.

f

Terça-feira, 28
Os mistérios da Moça com brinco de pérola
Uma pesquisa científica revelou uma faceta mais humana da famosa pintura do século 17 Moça com brinco de pérola, de Johannes Vermeer, embora ainda não tenha sido possível revelar sua identidade. O anúncio foi feito pelo museu holandês Mauritshuis, onde o quadro está exposto. O exame, o primeiro realizado desde 1994, mostrou a presença de pequenos cílios ao redor dos olhos da jovem, imperceptíveis a olho nu, relatou o museu, que fica em Haia.  Realizada por uma equipe global de cientistas desde fevereiro de 2018, a análise apresentou novos detalhes sobre o uso de pigmentos e sobre como Vermeer elaborou seu trabalho, usando diferentes camadas. O artista modificou a composição da pintura, deslocando a posição da orelha, a parte superior do turbante e a nuca, e usou matérias-primas de todo mundo.



Quarta-feira, 29
Esterilizador com luz ultravioleta
A escassez de equipamento de proteção individual crítico (EPI) tem sido um problema persistente para médicos e outros trabalhadores da linha de frente, enquanto combatem a pandemia de Covid-19 de perto. Uma equipe de pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, desenvolveu uma solução em potencial: uma máquina que usa luz ultravioleta (UVC) capaz de esterilizar milhares de máscaras de proteção por dia, tornando-as seguras para reutilização. O projeto começou a pedido de parceiros de pesquisa de longa data do Hospital Monte Sinai, em Nova York. O sistema de esterilização mede cerca de 2m de altura e 8m de comprimento. Duas luminárias UVC, cada uma contendo dois tubos, são presas verticalmente uma à outra, para que as máscaras — penduradas em uma série de ganchos que fazem parte de um sistema de correia motorizada — possam passar entre a dupla de fonte ultravioleta. A velocidade da correia determina a dose de radiação que as máscaras recebem.



Quinta-feira, 30
Menos mortes por causa da poluição
A redução significativa da poluição provocada pelo confinamento evitará 11 mil mortes na Europa, um impacto que será replicado em outras regiões do mundo, segundo um estudo do Centro de Pesquisa em Energia e Ar (Crea). As medidas para combater a pandemia de coronavírus levaram a uma desaceleração da atividade econômica, que resultou em uma queda de 40% na produção de eletricidade a partir de carvão e uma diminuição de quase um terço no consumo de petróleo. O impacto foi verificado no mês passado: as concentrações de dióxido de nitrogênio (NO2) e de partículas finas PM2,5 caíram, respectivamente, 37% e 10%, segundo o levantamento. Os países que evitarão o maior número de mortes por esse fenômeno são a Alemanha (com projeção de 2.083 menos mortes), Reino Unido (1.752), Itália (1.490), França (1.230) e Espanha (1.081).