Um grupo de cientistas americanos desaconselhou o uso da hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19. “Exceto no contexto de ensaios clínicos, recomendamos não utilizar os seguintes medicamentos para o tratamento da Covid-19: a combinação de hidroxicloroquina e azitromicina, devido a potenciais toxicidades”, alertaram os especialistas, patrocinados por institutos nacionais de saúde.
O documento reúne dezenas de representantes de organizações profissionais de médicos, universidades, centros hospitalares e agências federais, e formula diretrizes para atender aos infectados com base nos estudos realizados até o momento. “Atualmente, nenhum medicamento demonstrou-se seguro e eficaz para tratar a Covid-19”, ressaltou o grupo.
Em relação à administração apenas da hidroxicloroquina, sem o antibiótico, os cientistas explicaram que não há estudos rigorosos para avaliar a abordagem. “Se a cloroquina ou a hidroxicloroquina forem usadas, os médicos devem monitorar a aparição de efeitos colaterais no paciente, especialmente aqueles relacionados ao ritmo cardíaco, comuns a esses medicamentos contra a malária”, advertiram.