Mundo

Anunciados testes com vacinas



Enquanto autoridades lutam contra os estragos provocados pela pandemia, cientistas seguem na corrida em busca de uma vacina para a Covid-19. Ontem, pesquisadores alemães e ingleses anunciaram o início de testes clínicos de fórmulas protetivas experimentais.

No Reino Unido, o início dos testes está previsto para amanhã. A primeira dose será administrada em 510 voluntários com 18 a 55 anos. Metade receberá a fórmula experimental, e o restante, uma vacina de controle. Em paralelo, 1 milhão de doses serão produzidas para que, em caso de sucesso, a nova vacina esteja rapidamente disponível. As chances de sucesso são estimadas em 80%, segundo os cientistas envolvidos. O projeto, liderado pela Universidade de Oxford, conta com patrocínio do governo.

A vacina alemã foi desenvolvida pela empresa Biotech, em parceria com o  grupo americano Pfizer. “Autorizamos os primeiros testes clínicos de uma vacina contra a Covid-19 na Alemanha”, afirma, em comunicado, o Instituto Paul-Ehrlich (IPE), órgão que regulamenta medicamentos no país europeu, sem especificar o início da pesquisa.

O presidente da Biotech, Guru Sahin, por sua vez, garantiu que o ensaio será ainda neste mês. Os testes acontecerão, em uma primeira etapa, com 200 voluntários saudáveis, com idade entre 18 e 55 anos. Segundo o IPE, essa é uma “etapa importante no caminho para o desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes contra a Covid-19 para a população da Alemanha e fora do país”.

Os primeiros dados do ensaio clínico devem estar disponíveis no fim de junho ou no início de julho. A segunda fase deverá ser realizada com voluntários que tenham perfil de risco. Os criadores da fórmula esperam obter a aprovação das autoridades de saúde americanas para iniciar ensaios clínicos nos Estados Unidos. Outros laboratórios também devem lançar testes em humanos na Alemanha nos próximos meses, segundo o IPE.