O governo do México elevou o nível de alerta sanitário, diante do aumento acelerado de casos de contágio do novo coronavírus no país, que teme uma saturação do sistema hospitalar. “Hoje (ontem), queremos dar por iniciada a fase três da epidemia de Covid, lembrando que estamos na fase de rápida ascensão, na qual vai se acumular um grande número de contágios e de hospitalizações”, disse o subsecretário de Saúde do México, Hugo López-Gatell, tendo a seu lado o presidente Andrés Manuel López Obrador.
Até a última segunda-feira, haviam sido registrados 8.772 casos do novo coronavírus, com 712 mortes pelo vírus. Estima-se que o pico de contágios ocorrerá entre os dias 8 e 10 de maio. As regiões que têm o maior número de registros são Cidade do México, Baixa Califórnia e Sinaloa.
“Essa epidemia continua cada vez de forma mais acelerada. Isso quer dizer que cada vez ocorrem mais casos por dia, e isso é representado também por dispersão geográfica”, disse López-Gatell. O subsecretário de Saúde alertou que a população deve respeitar as medidas de distanciamento social para frear os contágios.
Não foram anunciadas medidas adicionais de isolamento. López-Gatell disse que a ação do governo tem como objetivo mitigar a disseminação do vírus. Extinguir a pandemia, assinalou, exigiria o “congelamento” do país, que poderia levar ao colapso da economia.