Mundo

Gene pode interferir na reação imune

 
A variabilidade genética no sistema imunológico humano pode afetar a suscetibilidade e a gravidade da infecção pelo Sars-Cov-2, vírus responsável pela Covid-19, diz uma pesquisa publicada no Journal of Virology. De acordo com os cientistas, essa variação poderia explicar diferenças na força das respostas aos ataques de micro-organismos.

Certos genes do sistema imunológico, chamados genes de antígeno leucocitário humano envolvidos no reconhecimento de patógenos, variam de pessoa para pessoa. Essas diferenças podem influenciar o quão bem o sistema imunológico reconhece um determinado patógeno. A identificação insuficiente do coronavírus pode deixar uma pessoa mais vulnerável ao vírus, alegam os pesquisadores.

“Em particular, entender como a variação do HLA (um componente do sistema imunológico que contém múltiplos genes) pode afetar o curso da Covid-19 pode ajudar a identificar indivíduos com maior risco de contrair a doença”, segundo os autores, da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, em Portland.

Eles afirmam que esse é o primeiro estudo a fazer a relação entre variações genéticas e suscetibilidade à doença, abrindo a possibilidade de testagens. “Um teste de HLA é rápido e barato”, diz o artigo. “Comparar a tipagem de HLA com o resultado do teste de Covid-19 pode melhorar a avaliação da gravidade viral na população. Após o desenvolvimento de uma vacina contra o Sars-Cov-2, indivíduos com tipos de HLA de alto risco podem ser priorizados para a vacinação.”