Mundo

Tubo de ensaio Fatos científicos da semana



Segunda-feira, 6 
Ameaça climática à Grande Barreira de Corais

Um estudo desenvolvido por cientistas australianos soou como alerta: a Grande Barreira de Corais sofreu o maior branqueamento já registrado, em mais uma demonstração da ameaça que as mudanças climáticas podem representar ao maior organismo vivo do planeta. Segundo o professor Terry Hughes, da Universidade James Cook, uma observação detalhada no último mês registrou aumento recorde nas temperaturas, que ocasionou o terceiro branqueamento em massa nos últimos 2.300km da Grande Barreira no intervalo de cinco anos. O processo ocorre quando os corais se estressam por causa do aumento da temperatura da água, o que os obriga a expulsar uma alga que vive em seus tecidos e os faz perder suas cores. “Pela primeira vez, o forte branqueamento afetou as três regiões da Grande Barreira, no norte, no centro e agora em amplas zonas do sul”, advertiu.



Terça-feira, 7
Graças a confinamento, casal de panda acasala

Durante uma década, um casal de pandas de um parque temático de Hong Kong demonstrou uma indiferença mútua. As tentativas de reprodução, incentivadas por veterinários, fracassaram seguidamente. Agora, com a pandemia do novo coronavírus, tudo mudou. Confinados, sem o olhar curioso dos visitantes e com pouco a fazer, a fêmea Ying Ying e o macho Le Le se aproximaram e, finalmente, decidiram acasalar. O parque divulgou fotos dos animais se abraçando e em uma posição inequívoca de acasalamento. A reprodução dos pandas é especialmente difícil, principalmente quando estão em cativeiro. “Desde o fim de março, Ying Ying começou a brincar mais na água, enquanto Le Le marcava território com sinais olfativos em torno de seu habitat e procurava as áreas onde Ying Ying deixava as suas”, destacou o parque, em um comunicado.




Quarta-feira, 8
Despedida sem público

Sem a presença da imprensa, os três tripulantes que se preparam para ir à Estação Espacial Internacional (ISS) participaram de uma entrevista de despedida incomum, devido à epidemia de coronavírus. O americano Chris Cassidy e os russos Anatoli Ivanichin e Ivan Vagner decolaram às 5h05 de quinta-feira, do Cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, para uma missão de seis meses a bordo da ISS. Para limitar o risco de disseminação da Covid-19, familiares e jornalistas não foram convidados para participar, em Baikonur, da coletiva, realizada por videoconferência. Em sua terceira viagem ao espaço, Chris Cassidy, 50 anos, reconheceu que a tripulação estava “afetada” pela ausência dos parentes. “Mas entendemos que o mundo inteiro também é afetado pela mesma crise”, acrescentou.



Sexta-feira, 10 
Cognição melhorada

Os videogames de estratégia em tempo real de ação, como World of Warcraft, Age of Empires e Total War podem melhorar o desenvolvimento cognitivo, como maior sensibilidade aos contrastes e memória superior em jogadores mais experientes. A conclusão inédita é de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia Eletrônica da China e foi divulgada na revista Frontiers in Human Neuroscience. A equipe analisou 38 jovens, sendo que metade tinha experiência em jogos de estratégia e os outros eram iniciantes. Enquanto jogavam, os voluntários tiveram as atividades cerebrais monitoradas. “Os jogadores especialistas se tornaram mais eficazes na distribuição de recursos cognitivos limitados entre alvos visuais sucessivos (…) Concluímos que esses jogos podem ser uma ferramenta poderosa para o treinamento cognitivo”, afirma, em comunicado, Tiejun.