Los Angeles, Estados Unidos -O Grand Canyon, uma das principais atrações turísticas dos Estados Unidos, fechou "até novo aviso" devido à pandemia da Covid-19, informaram autoridades nesta quarta-feira (1).
Outros parques como Yellowstone, Yosemite e Joshua Tree também não estão abertos ao público devido a esse novo vírus que infectou mais de 200.000 pessoas no país, com quase 5.000 mortes.
"A saúde e a segurança de visitantes, funcionários, residentes, voluntários e parceiros no Parque Nacional do Grand Canyon é a principal prioridade", indica um comunicado do Serviço Nacional de Parques (NPS, federal).
O Secretário do Interior disse no comunicado que tomou a decisão seguindo as orientações do estado do Arizona (oeste) e do condado de Coconino, onde está localizado.
"Assim que recebemos a carta ... recomendando o fechamento do Parque Nacional do Grand Canyon, fechamos o parque", disse.
O NPS não ordenou o fechamento geral dos 419 locais pelos quais é responsável em todo o país, examinando "caso a caso", conforme instruções das autoridades locais.
As autoridades de Coconino, bem como representantes da reserva indígena Navajo, nas proximidades, pediam o fechamento do Grand Canyon, preocupados com o fato de que a manutenção das atividades turísticas poderia facilitar propagação do vírus. O parque é o segundo mais movimentado do país, com mais de 5 milhões de visitas por ano.
Saiba Mais
Como outras atrações fechadas pela pandemia, o Grand Canyon pode ser explorado através de ferramentas digitais.