Mundo

Líder dos direitos civis Joseph Lowery morre aos 98 anos

Lowery foi escolhido para discursar na cerimônia de posse do primeiro presidente negro do país, Barack Obama, em 2009


O reverendo Joseph Lowery, líder do movimento de luta por direitos civis nos Estados Unidos, que fez campanha ao lado de Martin Luther King, morreu na sexta-feira (27/3) aos 98 anos. "Nosso amado, reverendo Dr. Joseph Echols Lowery, faleceu em paz em sua casa, cercado por suas filhas", anunciou o Instituto Joseph & Evelyn Lowery. "Seu legado de serviço e luta foi longo e rico", completa o comunicado.

Nascido em Huntsville, Alabama, em 1921, Lowery trabalhou ao lado das principais figuras do movimento dos direitos civis como King e Jesse Jackson. Ele foi um dos apoiadores da fundação da Southern Christian Leadership Conference (SCLC), o grupo de defesa dos direitos civis iniciado por King. 

Lowery foi escolhido para discursar na cerimônia de posse do primeiro presidente negro do país, Barack Obama, em 2009, e pouco depois foi homenageado com a Medalha da Liberdade, o prêmio civil mais importante dos Estados Unidos. "O reverendo Joseph Lowery era um lutador pelos direitos civis", disse o congressista John Lewis ao jornal The Atlanta Journal-Constitution. 

"Ele falou, falou, nunca se deu por vencido. Marchou e protestou em todo Estados Unidos. Lamentamos seu falecimento esta noite", completou Lewis. "Desde que nasci negro, não recorde de não ter estado no movimento", disse Lowery ao Journal-Constitution em uma entrevista de 2001.

Depois de décadas militando contra a discriminação racial, durante as quais foi detido várias vezes, Lowery passou a ser chamada de "o Decano" do movimento de defesa dos direitos civis pela Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP).

Em 2006, ele foi uma das muitas figuras que criticou o então presidente George W. Bush no funeral da "primeira-dama" dos direitos civis Coretta Scott King pela guerra liderada pelos Estados Unidos no Iraque, um programa de espionagem interno e a resposta do governo ao furacão Katrina.

Na ocasião, Lowery disse que não foram encontradas armas de destruição em massa no Iraque, e sim que nos Estados Unidos estavam sendo usadas "armas para desviar a atenção". Os presentes responderam com muitos aplausos.

"Esta noite, o grande reverendo Joseph E. Lowery fez a transição da Terra para a eternidade. Nossos pensamentos e orações estão com sua família", afirmou no Twitter o Centro King, com sede em Atlanta. "Era um defensor dos direitos civis, um adversário da injustiça, um querido amigo da família King".