Alta em mortes na Itália
O número de mortos por coronavírus voltou a aumentar na Itália, com 743 óbitos, depois de dois dias de queda. No entanto, segundo o balanço da Defesa Civil, o número de contágios parece confirmar uma desaceleração. O último balanço indica um aumento de 8% nas contaminações (cerca de 70 mil no total), como na segunda-feira — um dos mais baixos desde o início da pandemia na Itália. A França superou, ontem, o número de 1.100 mortos pela Covid-19. Um comitê de especialistas que assessora o presidente Emmanuel Macron recomendou que o confinamento no país dure pelo menos seis semanas.
401.285
Número de casos do novo coronavírus oficialmente declarados no mundo desde o início da pandemia. O total de mortes chega a 18.040. Ao todo, 175 países são atingidos.
Nobel da Paz infectado...
O ex-presidente da Finlândia e prêmio Nobel da Paz Martti Ahtisaari (foto), 82 anos, foi diagnosticado com o novo coronavírus, anunciou ontem o governo de Helsinque. “O presidente Ahtisaari está bem, levando em consideração as circunstâncias”, afirmou a presidência, por meio de um comunicado, que informa que o ex-chefe de Estado apresentou resultado positivo em um teste na segunda-feira. Ahtisaari foi o presidente da Finlândia entre 1994 e 2000. Em 2008, recebeu o Nobel da Paz por seu papel como mediador e na resolução de conflitos, entre outros lugares, na Indonésia, Namíbia, Irlanda do Norte e nos Bálcãs. No sábado, sua mulher, Eeva, 83, também apresentou resultado positivo.
...e ativista sob suspeita
A ativista ambiental sueca Greta Thunberg (foto), 17 anos, utilizou o Instagram para anunciar que pode ter sido contaminada com a Covid-19. “Nas últimas duas semanas, permaneci confinada. Quando retornei de minha viagem pela Europa central, eu me isolei em um apartamento alugado, longe de minha irmã e minha mãe. (…) Dez dias atrás, comecei a sentir alguns sintomas, exatamente na mesma época que meu pai. Eu me senti cansada, tive calafrios, dor de garganta e tosse. Papai experimentou os mesmos sintomas, mas com mais intensidade e com febre”, escreveu. Greta disse que não se submeteu ao teste — disponível, na Suécia, apenas a pessoas em urgência médica. Ela enviou um conselho aos jovens: “Fiquem em casa para desacelerar a disseminação do vírus”.
Londres improvisa hospital
O Reino Unido abrirá, na próxima semana, um hospital montado em um centro de conferências de Londres com
4 mil leitos para atender a infectados pelo novo coronavírus. “O hospital NHS Nightingale, no centro Excel de Londres, terá dois pavilhões, com capacidade para 2 mil pessoas cada”, declarou Matt Hancock, ministro da Saúde. Na segunda-feira, o premiê Boris Johnson ordenou o isolamento de quase toda a população. As autoridades esperam recrutar 250 mil voluntários para trabalhar na saúde pública.