Mundo

Funcionário do governo iraniano morre vítima do coronavírus

No Irã, o novo coronavírus provocou a morte de 724 pessoas sobre um total de 13.938 infectados

Teerã, Irã - Um alto funcionário do governo iraniano, membro da Assembleia de Especialistas, o organismo responsável por nomear e supervisionar o Guia Supremo, morreu devido ao novo coronavírus, informou a agência oficial IRNA.

O aiatolá Bathayi Golpayegani, 78 anos, eleito em 2016, havia sido hospitalizado no sábado. Bethayi Golpayegani representava Teerã na Assembleia de Especialistas, organismo integrado por 88 religiosos escolhidos por voto universal.

A Assembleia de Especialistas nomeia, supervisiona e, em caso de necessidade, destitui o Guia Supremo, máxima autoridade política e religiosa do país. Ao menos 12 políticos ou dirigentes iranianos, incluindo dois deputados eleitos recentemente, morreram vítimas do novo coronavírus desde 19 de fevereiro, data em que as autoridades anunciaram a primeira morte.

A agência semioficial ISNA anunciou o falecimento de Fariborz Rais-Dana, analista econômico e militante político de 71 anos que chegou a ser detido por sua oposição ao governo. No Irã, o novo coronavírus provocou a morte de 724 pessoas sobre um total de 13.938 infectados, de acordo com o balanço divulgado no domingo.