Mundo

Tubo de ensaio

Fatos científicos da semana

Segunda-feira, 9
Odor do plástico atrai tartarugas

Estudo publicado na revista científica Current Biology conclui que tartarugas são atraídas por plásticos à deriva no oceano não apenas por conta da aparência, mas também em decorrência do cheiro. De acordo com os pesquisadores, após uma semana nas águas dos mares, o material se reveste de algas e microrganismos, ganhando um odor que confunde os animais, certos de que se trata de comida. A quipe de cientistas dos Estados Unidos, responsável pelo trabalho, fez experiências em laboratório com 15 tartarugas-comuns (de seu nome científico Caretta caretta). Foram testadas as reações dos répteis aos cheiros de comida, ao da água, ao de plástico limpo e ao do material com acúmulo de microorganismos.


Terça-feira, 10
Origens da escrita na cultura maia

Uma estela de dois mil anos, descoberta no sudoeste da Guatemala, revelou indícios do nascimento da escrita na cultura maia, que dominou o sul do México e parte da América Central. A antiguidade foi foi encontrada em setembro de 2018 no parque arqueológico Tak’alik Ab’aj, no município de El Asintal, 125km a sudoeste da capital guatemalteca. Segundo o epigrafista alemão Nikolai Grube é o “exemplo” da gênese da escrita maia. “A grande importância da estela 87 é que é um exemplo remoto do desenvolvimento da escrita na Mesoamérica”, destacou Grube. Embora não se tenha conseguido uma “leitura linguística” dos hieroglifos, o especialista indicou que a estela mostra a um governante com seu nome e títulos e evidencia “um texto maia remoto”.


Quarta-feira, 11
O menor dinossauro da história

O crânio de um minúsculo pássaro, extraordinariamente bem preservado em âmbar há 99 milhões de anos, foi descoberto em Mianmar e pode ser o menor já conhecido até agora, segundo artigo publicado na revista Nature. Batizado de oculudentavis khaungraae, o espécime ficou preso em um pedaço de âmbar que remonta à era mesozoica (entre 251 milhões e 65 milhões de anos). O crânio do animal media apenas 7mm, tamanho que rivaliza com o de um beija-flor de barriga branca, o menor pássaro dos dias atuais, o que faria dele o dinossauro menos conhecido até então.


Quinta-feira, 12
Coronavírus adia missão A Marte

A pandemia do novo coronavírus impacta os programas espaciais. A agência espacial russa Roskosmos decidiu adiar a ambiciosa missão russo-europeia ExoMars, que previa enviar um robô para Marte. De acordo com uma declaração conjunta da agência russa Roskosmos e da Agência Espacial Europeia (ESA), a partida do robô para o Planeta Vermelho, agendada para meados deste ano, está agora prevista para agosto-setembro de 2022. Além da disseminação da Covid-19 nos países europeus, pesaram dificuldades técnicas. Os chefes das duas agências espaciais concluíram, após uma reunião, que “são necessários mais testes da espaçonave com os componentes e o software finais”.