Genebra, Suíça - A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta segunda-feira (2/3) que o número de novos casos de coronavírus registrados no mundo nas últimas 24 horas é muito maior do que os detectados na China.
“Nas últimas 24 horas, houve cerca de nove vezes mais casos novos do COVID-19 registrados fora da China do que na China”, declarou o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa.
“Se esse COVID-19 fosse uma epidemia de gripe, veríamos hoje uma transmissão generalizada em todo o mundo, e os esforços para contê-la ou desacelerá-la seriam infrutíferos”, afirmou.
Garantindo que “graças a medidas precoces e fortes, os países podem interromper a transmissão” do coronavírus. Enquanto isso, a epidemia continua a progredir em todo o mundo.
Na China, onde o coronavírus surgiu no final de dezembro, o número de casos continua diminuindo, disse ele, observando que a OMS recebeu informações sobre 206 casos no domingo, o número mais baixo desde 22 de janeiro. Fora da província de Hubei, apenas oito casos foram detectados.
E fora da China, um total de 8.739 casos foram contabilizados em 61 países, com 127 mortes. O saldo da epidemia deste coronavírus ultrapassou nesta segunda-feira as 3.000 mortes no mundo e continua a causar sérias consequências de naturezas diferentes em todos os lugares.