Segunda-feira, 24
Morre Katherine Johnson, matemática da Nasa
Katherine Johnson, matemática pioneira da Nasa, cuja vida foi retratada no filme Estrelas além do tempo, morreu aos 101 anos, informou a agência espacial norte-americana. Os cálculos de Johnson ajudaram a levar o primeiro homem à Lua, em 1969, embora ela fosse pouco conhecida até o longa indicado ao Oscar em 2017 contar a sua história e de outras duas cientistas negras que trabalhavam para a Nasa. “Ela era uma heroína americana e o seu principal legado nunca será esquecido”, disse Jim Bridenstine, gerente-geral da agência espacial, elogiando “sua coragem e o marco que não teríamos conseguido chegar sem ela”. Em 2015, o ex-presidente americano Barack Obama entregou a Johnson a Medalha Presidencial da Liberdade, o prêmio da maior honraria civil nos EUA (foto).
Terça-feira, 25
Segredos centenários de Westminster
Os responsáveis pelo patrimônio do Palácio de Westminster, que abriga o parlamento britânico, em Londres, descobriram, atrás de um painel de madeira, uma passagem construída no século 17 para uma coroação real e esquecida por décadas. A passagem, fechada desde o século 19, foi aberta por ocasião da coroação do rei Carlos II, em 1661, para acessar o Westminster Hall, a parte mais antiga do edifício, que data do fim do século 11. “Estávamos vasculhando os 10 mil documentos não registrados sobre o palácio nos arquivos da Inglaterra quando descobrimos os planos da entrada do claustro atrás de Westminster Hall”, disse Liz Hallam Smith, consultora da equipe parlamentar da Universidade de York. “Quando olhamos o painel mais de perto, percebemos que havia uma pequena fechadura de latão que ninguém havia notado até então”, acrescentou.
Quarta-feira, 26
Cresce canibalismo entre ursos polares
O derretimento de gelo e a atividade humana no Ártico estão contribuindo para o aumento dos casos de canibalismo entre ursos polares, alertou o cientista russo Ilya Mordvintsev. “O canibalismo entre os ursos polares é um fato há muito estabelecido, mas estamos preocupados que esses episódios que costumavam ocorrer raramente sejam agora bastante frequentes”, disse o especialista, citado pela agência de notícias Interfax. “Podemos dizer que o canibalismo entre os ursos polares aumentou”, acrescentou Mordvintsev, pesquisador do Instituto Severtsov para Problemas de Ecologia e Evolução, em Moscou. Durante uma palestra proferida na cidade de São Petersburgo, ele sugeriu que o comportamento pode ser devido à falta de alimentação. “Em algumas estações, não há comida suficiente e os ursos atacam os ursos com filhotes”, citou.
Quinta-feira, 27
Terra captura a segunda mini-Lua
A Terra adquiriu uma segunda mini-Lua, do tamanho de um automóvel, segundo astrônomos do projeto Catalina Sky Survey (CSS), financiado pela agência espacial americana. O 2020 CD3, como foi chamado, tem de 1,9 a 3,5 metros de diâmetro e foi observado na noite do último dia 15. Segundo Kacper Wierzchos, um dos participantes da pesquisa, a rota sugere que a mini-Lua entrou na órbita terrestre há três anos. O asteroide foi capturado pela gravidade terrestre e está se afastando do sistema Terra-Lua, com saída prevista para abril. O único asteroide até então conhecido a gravitar ao redor da Terra, o 2006 RH120, orbitou nosso planeta de setembro de 2006 a junho de 2007.